Menu
Brasília

Alunos de 11 a 17 anos aliciados por traficantes serão ouvidos pela polícia

Arquivo Geral

24/05/2018 9h44

Jessica Antunes/Jornal de Brasília

Jéssica Antunes
jessica.antunes@grupojbr.com

Alunos aliciados por traficantes para comercializarem drogas dentro de 27 escolas da rede pública em Ceilândia Sul foram identificados e serão ouvidos pela Polícia Civil. Os estudantes, de 11 a 17 anos, eram apadrinhados por criminosos, que chegavam a ameaçar professores e diretores. Em cinco meses, foram apreendidos 10 quilos de maconha e 15 suspeitos de repassar entorpecentes foram tirados das ruas. Com oito prisões na manhã desta quinta-feira (24) na Operação 2º Turno, a polícia acredita ter desarticulado a organização.

Segundo a Polícia Civil, a atuação ocorria em instituições de ensino fundamental e médio de Ceilândia Sul, sendo a maioria no Setor P Sul. Desde a madrugada, 40 agentes trabalharam na busca dos últimos oito traficantes identificados. Um deles, Daniel dos Anjos, de 18 anos, chegou a postar, no Facebook, que trabalharia com tráfico de drogas. Os suspeitos atuavam como “padrinhos da boca” e se responsabilizavam pelos estudantes aliciados dentro das unidades. Os envolvidos foram flagrados, durante as averiguações, consumindo e repassando entorpecentes para adolescentes uniformizados e com mochilas nas costas, que revendiam dentro das salas de aula. Do lado de fora, o comércio mais intenso acontecia nos horários de início e fim do dia letivo.

“Os principais clientes eram alunos da rede pública. As escolas sofrem há anos com o tráfico, com diversas brigas entre alunos usuários, ausência das salas e ameaças a professores, diretores e funcionários. Havia imposição da lei do silêncio pelos traficantes, dificultando investigações”, explica Victor Dan, delegado-chefe da 23ª Delegacia de Polícia.

As denuncias anônimas partiram da comunidade amedrontada pela ação dos criminosos. Agora, a polícia deve analisar os celulares apreendidos e os depoimentos para chegarem até os fornecedores de entorpecentes. Ao todo, 13 homens e duas mulheres foram detidos desde o início das investigações. Nesta quinta, todos os alvos eram ex-alunos de escolas públicas. A maioria, segundo Victor Dan, tinha passagens anteriores por ato análogo ao crime de tráfico de drogas quando adolescentes.

Confira a lista de presos nesta quinta:

Felipe Braga dos Santos, 18 anos
Alin Cleberson dos Santos, 22 anos
Erika Cristina Costa de Souza, 18 anos
Valeriano Rodrigues de oliveiro netos, 18 anos
Igor Gabriel Souza de Oliveira, 18 anos
João luccas da Cunha Rodrigues, 18 anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado