Menu
Brasília

Alunos da UnB do Gama voltam às aulas

Arquivo Geral

03/04/2011 21h41

Os alunos do campus Gama da Universidade de Brasília (UnB) voltam às aulas nesta segunda-feira (4), conforme decidiram os estudantes na sexta-feira, após uma semana de paralisação e protestos, devido ao atraso na entrega das obras do prédio da universidade.

 

As obras, no entanto, avançaram mais rapidamente e termina com apenas duas pendências importantes: a construção do estacionamento e de um acesso lateral provisório à Unidade Acadêmica, o prédio principal, onde estão as 18 salas de aula.

 

O reitor em exercício, João Batista de Sousa volta para nova checagem neste “primeiro” dia de aulas. A data para entrega do prédio à comunidade está mantida: no aniversário de Brasília, dia 21 de abril.

As salas de aulas estão prontas, em alguns casos faltando apenas a instalação de projetores. Na biblioteca, basta limpar a sobra de material. No tapume que separa o auditório da área das salas, é preciso pôr uma rede de proteção. O elevador foi testado e já se podem retirar os andaimes usados nesse trabalho. “Do ponto de vista da obra, resolvidos uns poucos detalhes, pode-se pensar em usar algumas salas de aula”, observou Alessandro Borges.

Questões ligadas à infraestrutura também estão sendo resolvidas. A água para beber estará em quatro pontos de garrafões e a usada para outras finalidades virá de poço artesiano, o que será resolvido neste domingo, 3. Os banheiros começaram a ser usados. O sistema elétrico definitivo só será instalado dentro de três semanas, quando a subestação da Companhia Energética de Brasília (CEB) ficar pronta, mas enquanto isso um gerador substituirá o transformador atual. A obra básica do ramal da rede de esgoto que servirá o prédio foi iniciada pela Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).

Dois aspectos do acabamento ainda exigirão mais tempo: o laboratório de informática só deverá receber os equipamentos no segundo semestre, depois que o prédio passar a receber energia da CEB; o auditório, embora dependa de colocação de piso e forro, tarefas mais demoradas, que empurrariam o prazo para depois do dia 21, tem uma chance de ser entregue mais cedo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado