A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) contribui com um “pacote de sofisticadas medidas” para a segurança dos Jogos Pan-americanos, que serão abertos hoje no Rio de Janeiro.
Um comunicado divulgado pela AIEA anuncia “um pacote de sofisticadas medidas” para proteger cerca de 80 mil pessoas, entre atletas, membros de delegações, jornalistas e voluntários que participarão dos Jogos do Rio de Janeiro, assim como centenas de milhares de espectadores.
A agência lembra o crescente risco de que material atômico seja desviado para usos ilícitos e com fins “maliciosos”. “Os grandes eventos públicos internacionais enfrentam uma nova ameaça à segurança: o risco do uso malicioso da tecnologia nuclear e de materiais radioativos”, diz a nota.
Os organizadores de eventos a grande escala “devem reconhecer que as medidas tradicionais de segurança”, como agentes armados e barreiras, já não bastam. A nova situação “criou uma união incomum mas muito eficaz entre as experiências de diversos grupos, como cientistas e policiais”, acrescenta.
“Nos últimos cinco anos, a AIEA tem trabalhado intensamente nos temas de segurança nuclear e de radiação. Continuamos desenvolvendo nossas perícias, cada vez mais importantes”, ressalta na nota Anita Nilsson, diretora de Segurança Nuclear.