Entre um compromisso e outro, Keslyn Santana, moradora da Quadra 208 de Águas Claras, aproveitou o tempo em que a filha de 2 anos estava na escola para resolver uma pendência que vinha adiando. “Eu fiz o Cartão Mobilidade. Foi ótimo: atendimento rápido, em dez minutos estava tudo certo. Para quem tem a vida corrida, com criança e trabalho, essa ação é perfeita. Moro aqui perto, então ficou bem mais fácil. Deu tempo de resolver e agora estou indo buscar minha filha”, contou a confeiteira.
A ação que atendeu Keslyn é o Na Sua Hora, versão noturna do programa itinerante do Na Hora. A estratégia, criada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), amplia o acesso da população a serviços públicos essenciais, levando o atendimento a regiões administrativas que ainda não contam com unidades fixas.
Até esta quinta-feira (23), o projeto está sendo oferecido no estacionamento externo do Shopping Águas Claras, que fica na Avenida das Araucárias. O atendimento começa às 16h e se estende até as 22h.
Em um só espaço, o cidadão pode acessar serviços como emissão e atualização de documentos pessoais, atendimentos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-DF), Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), Receita Federal, BRB Mobilidade, Secretaria de Economia (Seec-DF), Defensoria Pública do DF (DPDF) e Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), entre outros parceiros.
“Muitos cidadãos não têm como ir às unidades fixas no horário comercial porque estão trabalhando ou cuidando dos filhos. Esse horário do fim do dia até a noite é o momento em que as pessoas encerram suas rotinas e conseguem resolver pendências. A gente percebe uma grande procura. O principal resultado é o cidadão sair com o problema resolvido”, explica o subsecretário do Na Hora, Rodrigo Barbosa.
De acordo com o subsecretário, a região foi escolhida por concentrar um grande número de moradores. “É a segunda vez que estamos em Águas Claras. A demanda aqui é altíssima. Nesta edição, mais de 300 pessoas são esperadas”, completa Rodrigo Barbosa.
Serviço acessível
A mesma praticidade atraiu o servidor público Edgar Rebouças, morador da Rua 9, também em Águas Claras. “Vim fazer a primeira via do Cartão Mobilidade do BRB e funcionou direitinho, foi bem prático. Esse horário até as 22h facilita muito para quem trabalha”, elogiou o servidor.
Quem também aprovou a iniciativa foi a servidora Flávia Amaral, moradora da Avenida Pau-Brasil. Ela conseguiu encaminhar um processo junto à Secretaria de Economia. “O atendimento foi ágil, o que faz toda diferença para quem não pode sair do trabalho durante o dia. Esse horário estendido garante o acesso que muita gente não teria”, avaliou Flávia.
Para o bancário aposentado Rubens Dias, morador do Park Way, o projeto também veio em boa hora. Ele buscava as inscrições do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) dos imóveis que possui. “Fui atendido rapidinho. Excelente, gostei muito. Aqui consegui resolver o problema sem demora”, disse.
Cidadania ampliada
O projeto Na Sua Hora começou no final de julho e já passou por centros comerciais em diversas regiões do DF, como Deck Norte, Terraço Shopping e Boulevard Shopping, atendendo a mais de 1.800 pessoas em seis edições.
Em 2025, a Subsecretaria de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão (Na Hora) já ultrapassou 1 milhão de atendimentos, com média de mais de 7 mil por dia. O serviço oferece 170 tipos de atendimento presencial, em parceria com 20 órgãos, de forma organizada e acessível.
As unidades também têm terminais de autoatendimento para facilitar ainda mais a vida do cidadão. O programa fixo funciona em Brazlândia, em Ceilândia, no Gama, no Riacho Fundo, na Rodoviária do Plano Piloto, na Asa Sul, em Sobradinho e em Taguatinga.
Com informações da Agência Brasília