Menu
Brasília

Água Quente ganha nova creche parceira do GDF

Nova unidade atende 155 crianças e integra modelo de parceria entre SEEDF e instituições privadas e sem fins lucrativos

Redação Jornal de Brasília

31/10/2025 15h18

Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília

Foto: Anderson Parreira/Agência Brasília

A mais nova região administrativa do Distrito Federal, Água Quente, celebrou a abertura da Creche Rouxinol, que iniciou suas atividades no dia 7 de outubro. A unidade vai além da educação, servindo como um núcleo de suporte para famílias da comunidade. A Creche Rouxinol é exemplo de instituição educacional parceira, um dos pilares que viabilizam a oferta de educação infantil na rede pública do DF.

Para garantir a universalização do atendimento, a estratégia da Secretaria de Educação do DF (SEEDF) combina a atuação de Instituições Educacionais Públicas (IEP) e Instituições Educacionais Privadas (IEPr) credenciadas no Programa de Benefício Educacional-Social (PBES), no Cartão Creche, e em convênios com entidades filantrópicas, confessionais e sem fins lucrativos. Essas parcerias ampliam o número de vagas e fortalecem o atendimento direto às comunidades, atuando tanto em prédios próprios, como é o caso da Creche Rouxinol, quanto nos Centros de Ensino de Primeira Infância (Cepis).

Na quarta-feira (29), a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, visitou a unidade para conhecer a realidade e as necessidades da escola conveniada. “A creche está linda, os professores são maravilhosos e as crianças estão super bem acolhidas aqui dentro. Eu saio daqui depois de um almoço maravilhoso com a sensação de que nós estamos cuidando de nossas crianças”, afirmou a secretária.

A creche atende 155 crianças da região e de localidades próximas, como Santo Antônio. Segundo a diretora Janice Araújo, o foco inicial tem sido o acolhimento. “Nossas crianças estão começando agora, ainda estamos naquela fase de adaptação e acolhimento dentro da escola”, explicou.

A estrutura física da unidade também se destaca. “O nosso espaço é muito bom, um espaço livre. Todas as crianças têm liberdade de brincar, de correr, não só na parte fechada, mas também temos a parte do pomar, das mangueiras, que é bem interessante”, detalhou a diretora.

O apoio pedagógico e comunitário é outro diferencial. “Temos uma supervisora pedagógica que dá todo um suporte para a coordenação e para os professores. Além disso, temos uma comunidade parceira, disposta a ajudar”, acrescentou Janice.

A inauguração contou com a presença de autoridades locais e gestores da SEEDF, incluindo a coordenadora Regional do Recanto das Emas, Mariana Ayres, que, segundo a diretora, “colocaram-se em prol da parceria”. Uma das primeiras solicitações da comunidade, a instalação de uma faixa de pedestre em frente à escola, já está sendo providenciada pela administração regional. “O processo está andando, está bonito”, comemorou a diretora.

Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado