O Secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, se reuniu com cerca de 30 agricultores – lideranças de associações e cooperativas agrícolas – com propostas contempladas pelo Fundo de Desenvolvimento Rural, na modalidade Social (FDR-Social), para dar orientações sobre a elaboração de projetos.
“Vamos prestar todos os esclarecimentos que forem necessários. É determinação do governador Agnelo e temos a vontade política para fazer a aplicação destes recursos com a maior celeridade possível, para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população rural”, ressaltou o secretário de Agricultura.
Valadão explicou sobre as regras para a elaboração de projetos, a tramitação de documentos e a legislação do FDR. “Excelentes estes esclarecimentos. Mostra que o atual governo age com muita transparência e democracia. Isso demonstra o amor e o respeito que o nosso secretário e o nosso governador têm pela área rural”, disse Jair Pinto, presidente da Associação dos Produtores Rurais da Fazenda Larga, em Planaltina.
FDR Social
O FDR na modalidade social entrou em vigor em 2013, com nova legislação assinada pelo governador Agnelo, para o Fundo de Desenvolvimento Rural.
O FDR social é destinado a apoiar financeiramente, sem a necessidade de devolver o empréstimo, a realização de estudos, elaboração de projetos, aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas.
A nova legislação do FDR também prevê a aplicação de recursos para a aquisição de veículos utilitários e a implantação de projetos de infraestrutura social, produtiva, ambiental, hídrica, de transporte e de lazer comunitário na área rural do DF.