Levar até o morador do Distrito Federal um serviço que ele tem dificuldade de acessar ou a solução para um problema que ele não sabe nem por onde começar a resolver. Esse é o objetivo das ações itinerantes oferecidas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Uma delas é a unidade móvel da agência do trabalhador, que esteve na região de Água Quente durante a última semana para oferecer serviços e atendimentos relacionados à Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda (Sedet-DF) aos 35 mil moradores da cidade.
Em quatro dias, a instalação temporária de Água Quente atendeu aproximadamente 300 pessoas. A unidade da agência do trabalhador permite que os cidadãos acessem vagas de emprego, cursos de capacitação, orientação profissional, carteira de trabalho digital e informações sobre programas de benefícios sociais, como o seguro-desemprego e a Cesta do Trabalhador.
“O objetivo da agência do trabalhador itinerante é levar o serviço público para a população. Água Quente é uma comunidade que tem um alto índice de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Então, a unidade itinerante traz essa comodidade”, explica Ilton Teixeira, subsecretário de Atendimento do Trabalhador e Empregador.
A administradora da região administrativa, Lucia Gomes, ressalta que o serviço leva mais autonomia para a população. “Como Água Quente é uma cidade distante de Samambaia e do Recanto das Emas, iniciativas como essa, em que os órgãos do governo vão para dentro da cidade, facilitam o atendimento à população. Muita gente não tem dinheiro para pagar passagem e se deslocar. Ter esse serviço aqui é muito importante”, destaca.
José Galvão Neto, 63 anos, foi à agência itinerante pela primeira vez durante os dias que o serviço esteve em Água Quente. Ele se cadastrou para receber o Programa Cesta do Trabalhador, que garante cestas básicas por três meses a cidadãos sem ocupação profissional.
“Eu acho que é ótimo porque aqui a gente é muito carente. O GDF está fazendo um serviço que favorece a gente. Com o serviço itinerante é maravilhoso porque eu não preciso me deslocar para uma agência em outra cidade”, diz.
Já Sônia Cantarelo, 53, precisava se deslocar para outra região para conseguir atendimento em uma agência do trabalhador. “A agência de Samambaia Norte fica muito longe. Eu precisava pagar duas passagens, dinheiro que eu poderia usar para comprar outra coisa. O serviço itinerante me dá autonomia. Aqui o atendimento é rápido, eu não perco o dia e consigo realizar outros compromissos. É uma maravilha”, afirma.
*Com informações da Agência Brasília