Menu
Brasília

Administrador de Taguatinga fala sobre os desafios do cargo

Bispo Renato Andrade retorna ao cargo “pronto para transformar a cidade”

Amanda Karolyne

02/06/2023 9h20

Foto: Divulgação

No serviço público desde os 18 anos de idade, Renato Andrade dos Santos recebeu a missão de administrar Taguatinga, uma das maiores regiões do Distrito Federal, que completa 65 anos na próxima segunda-feira. Renato já administrou o Riacho Fundo II, já foi secretário de Estado e deputado distrital. Ao Jornal de Brasília, o mineiro de nascença, mas taguatinguense de coração, falou sobre os desafios de administrar a região que o acolheu.

Em 2020, Renato fez sua primeira passagem pela administração de Taguatinga. No começo de 2023, o advogado e pastor evangélico retorna “pronto para transformar a cidade”. Entre os presentes de aniversário para Taguatinga, o grande destaque, segundo o administrador, é a inauguração da entrada do Túnel Rei Pelé, no sentido Plano Piloto, às 10h.

O senhor já passou pela Administração Regional de Taguatinga. Como tem sido desta vez? Ter passado pelo cargo anteriormente lhe deu uma visão mais renovada?

Quando entrei a primeira vez como administrador de Taguatinga eu tinha uma expectativa e consegui avançar nela. Mas dessa vez já cheguei com aquilo que havia concebido na minha primeira passagem, para implementar tudo aquilo que já tinha feito na primeira gestão. Taguatinga de fato é uma “metrópole” e está chegando aos 65 anos. Em 2020 ela estava completamente abandonada, quando cheguei aqui tinha apenas a obra do Túnel. Agora nós temos grandes obras grandes por toda Taguatinga, com valores grandiosos, e obras pequenas também, como a reforma de uma quadra. Então, a transformação está sendo extremamente grande.

Quais são os desafios de ser administrador de Taguatinga?

É uma cidade com mais de 12 mil empresas, a única do DF com dois hospitais públicos, 7 unidades básicas e 17 universidades. Temos dois parques ecológicos e dois urbanos. É uma região com 64 escolas públicas, então é uma grande cidade. Hoje a arrecadação de Taguatinga é uma das maiores do Distrito Federal e eu costumo dizer que Taguatinga é o coração do DF, porque aqui é onde acontece a ligação com as demais cidades e com o centro de Brasília. Então, praticamente tudo que acontece no DF passa por Taguatinga. Hoje nós temos, por exemplo, a maior rede de arrecadação de impostos do DF. É uma cidade com tudo isso que eu falei, e é um desafio, dia após dia, transformá-la para melhor com a grandiosidade que ela merece.

Não dá para falar de Taguatinga sem mencionar o terceiro maior evento religioso do DF. No final de maio aconteceu o Pentecostes, com uma multidão no Taguaparque. Qual a importância de eventos como esse para a cidade?

Um evento como o Pentecostes recebe pessoas de várias cidades do Brasil, especialmente de Goiás e Minas Gerais. E elas acabam se hospedando nos nossos hotéis, pois temos uma rede hoteleira forte em Taguatinga. Esse público se alimenta no nosso comércio de restaurantes e lanchonetes, que hoje não deixa a desejar em absolutamente nada. Nós temos alguns dos melhores restaurantes do DF. E sem contar que aquece a economia, gerando emprego temporário, gerando renda. E lógico, faz com que nossa cidade se torne cada vez mais reconhecida em todo o Brasil.

Taguatinga tem uma movimentação cultural vasta. Quais são os planos da administração para ajudar que a cidade se desenvolva ainda mais nessa área?

Tivemos uma reunião com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF porque a gente quer fazer vários eventos na Praça do Relógio — assim que ela for revitalizada —, no Taguaparque e em outros lugares. São eventos para atender todas as demandas, desde as religiosas até as culturais. Eventos que agradam todos os grupos de maneira que todos se sintam contemplados de alguma forma.

Quais os planos para Taguatinga para esses próximos anos?

Estamos focados em dar continuidade às obras do Pistão Sul, com a troca do asfalto como um todo, as águas pluviais e as calçadas de ciclovia. E também queremos terminar de asfaltar a Via do Sesi e a Via do Fórum. Já queremos começar também o projeto das águas pluviais em toda Taguatinga e a requalificação da Praça do Relógio. Nós também vamos lançar a licitação do campo de futebol americano e da pista de atletismo, que será no Taguaparque. Nós reformamos a Praça do DI (Praça Santos Dumont) e agora vamos reformar a Praça do Bicalho, a Praça da Vila Dimas e da Vila Matias. Vamos continuar a troca de iluminação de mercúrio para LED em toda a cidade. Nós queremos levar conforto e qualidade para as pessoas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado