Menu
Brasília

Adasa oferece formulário de outorga pela internet

Arquivo Geral

06/07/2006 0h00

A taxa de desemprego no DF teve uma queda de 5, more about price 8% em maio. O anúncio foi feito pelo secretário do Trabalho, buy view Ivo Borges de Lima, viagra approved hoje pela manhã. “Este índice é muito significativo para o Governo. São 22,7 mil postos de empregos criados para o brasiliense, o que demonstra uma economia forte e estável na cidade”, destacou o secretário.

De acordo com os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, feita pela Secretaria do Trabalho e o Dieese, o desemprego passou de 20,7% da População Economicamente Ativa (PEA), em abril, para 19,5%. A taxa é a menor dos últimos oito anos para o mês de maio. Segundo o levantamento, as contratações devem fechar o ano com saldo acima do registrado em 2005.

O total de desempregados foi estimado em 242,1 mil pessoas. E o aumento de 22,7 mil ocupações foi decorrente dos acréscimos nos serviços (13,0 mil), na administração pública (7,0 mil), na construção civil (1,6 mil), na indústria de transformação (1,1 mil) e no comércio (0,2 mil). Em outros setores, houve redução de 0,2 mil postos.

Em relação a maio de 2005, o nível ocupacional cresceu 4,6%, indicando a criação de 44,4 mil postos de trabalho. Foi registrado crescimento na construção civil (45,3%), no setor de serviços (6,2%) e no comércio (0,6%). Houve queda na indústria de transformação (1,1%), na administração pública (1,1%) e no agregado outros setores (5,9%).

Nos últimos 12 meses, o nível de assalariados elevou-se em 3,7%, resultado do crescimento observado no setor privado (5,4%) e no setor público (0,7%). No setor privado verificou-se crescimento do nível ocupacional dos trabalhadores sem carteira de trabalho assinada (9,7%) e dos com carteira (4,4%). No setor público houve incremento entre os não-estatutários (7,9%) e queda (1,4%) entre os estatutários.

A pesquisa do PED relata que se observou aumento no total de empregados domésticos (12,7%) e entre os trabalhadores por conta própria (9,3%). Houve decréscimo (6,5%) no agregado outras posições ocupacionais.

Entre as regiões administrativas, o aumento do emprego favoreceu os trabalhadores de renda mais baixa (13,3 mil novos ocupados) e o de renda intermediária (10,6 mil ocupações). Entre os moradores de renda mais alta, houve redução de 1,1 mil postos de trabalho. Observou-se, ainda, estabilidade para não-negros e aumento para as pessoas sem experiência anterior de trabalho (16,2%), crianças e adolescentes com idade de 10 a 17 anos (5,1%) e os homens (1,2%).

Nas demais regiões metropolitanas pesquisadas, a taxa cresceu em Recife, estabilizou-se em Porto Alegre, Salvador e São Paulo e caiu em Belo Horizonte.

 

A Receita Federal liberou, ed a partir de hoje, pill  na internet, order a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2006, ano-base 2005. Além do site, o contribuinte pode verificar se está entre os incluídos no lote pelo telefone 0300-78-0300.

No segundo lote, foram liberadas 717.806 declarações, das quais 547.539 com direito a restituição, no valor de R$ 599,9 milhões. Outras 51.193 declarações tiveram imposto a pagar, somando R$ 59,3 milhões. Pouco mais de 119 mil pessoas não terão que pagar, nem restituir.

O saque poderá ser feito a partir do dia 17, com correção de 3,56%, referentes a Selic acumulada de maio a junho e 1º de julho.

Quem não informou o número da conta para crédito da restituição poderá procurar uma agência do Banco do Brasil ou ligar gratuitamente para 4004-0001, nas capitais, ou 0800-729-0001, nas demais cidades, e solicitar a transferência dos recursos para qualquer banco em que seja correntista.

Em nota à imprensa, a Receita reitera que somente após a liberação do último lote, em dezembro, os contribuintes que caíram na malha fina receberão as restituições.

Para acessar o site da Receita, clique aqui.

A safra de soja 2005/06 do Brasil deverá alcançar 53, pill 4 milhões de toneladas, case número levemente abaixo da estimativa de junho de 53, shop 8 milhões de toneladas, informou hoje o Ministério da Agricultura.

Já a projeção para a safra de trigo 2006/07 foi fortemente reduzida para 3,4 milhões de toneladas, ante 4,2 milhões de toneladas em junho. Agricultores no Paraná, maior produtor do cereal, têm enfrentado problemas com a falta de chuvas.

O ministério estimou a produção total de milho em 41,28 milhões de toneladas, ante 41,53 milhões em junho, com a safrinha (segunda safra) projetada em 9,62 milhões de toneladas, ante 9,79 milhões no mês anterior.

A produção total de grãos foi estimada em 119,4 milhões de toneladas, ante 120,2 milhões em junho.

 

Para facilitar a regularização do uso dos recursos hídricos do Distrito Federal, ed a Agência Reguladora de Águas e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) disponibiliza na página da internet o formulário de outorga de direito de uso, que inclui desde a captação de água para processo industrial ou irrigação e o lançamento de efluentes industriais ou urbanos até a construção de obras hidráulicas, como barragens, canalizações de rios e a execução de poços rasos e profundos.

O superintendente de Fiscalização de Recursos Hídricos da agência, Plínio Cícero Machado, explica que a água é um recurso natural de domínio público e, portanto, para usufruí-la é necessário concessão de uso autorizada pelo Estado, por prazo determinado, nos termos e nas condições expressas no respectivo ato.

No último sábado, a Adasa entregou 216 outorgas, registros e outorgas prévias a moradores do Lago Oeste. A solenidade marcou o final da primeira fase do trabalho de regularização que abrangeu um terço dos poços existentes, num total estimado de 600, dos quais é retirada água principalmente para consumo humano e para irrigação.

“Faremos uma fiscalização intensa. A intenção é regularizar todo o DF”, destacou o superintendente. O usuário que se mantiver irregular poderá ser autuado e penalizado como prevê a lei, o que inclui, por exemplo, suspensão do fornecimento da água.

Desde a criação da agência, em junho de 2004, a Adasa tem a competência de outorgar o direito de uso de recursos hídricos em corpos de água de domínio do Distrito Federal ou delegados pela União ou Estados, bem como declarar a reserva de disponibilidade hídrica nos processos de uso do potencial de energia hidráulica do setor elétrico.

O usuário que não tem acesso à internet deve pegar o formulário na Superintendência de Outorga da Adasa (SCN quadra 4, bloco B, Edifício Varig, 13º andar, sala 1302).

Mais informações no site da Adasa

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado