Menu
Brasília

Adasa fecha parceria com Zoológico para manejo dos lagos

Arquivo Geral

18/06/2011 9h42

A Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento do Distrito Federal (Adasa) vai participar ativamente da solução de vários problemas  detectados no Zoológico de Brasília na  captação dos recursos hídricos (superficial e subterrânea) e manejo das águas dos lagos existentes. A parceria se estenderá também a promoção de ações educativas junto a alunos da rede escolar do DF  voltadas para  a preservação dos recursos hídricos e o uso racional da água.

Na área do Zoológico existem 6 captações de água (5 por poços tubulares e 1 superficial, no córrego Guará, que corta a região) e 4 lagos que, juntos, têm área de espelho de água de , aproximadamente, 63.000 metros quadrados.  Segundo os técnicos da ADASA, todos esses usos dos recursos hídricos vêm sendo promovidos em condições precárias, com desperdício de água e possível contaminação do lençol freático por falta de manutenção dos equipamentos e manuseio inadequado.

A formalização do termo de cooperação técnica entre a Adasa e o Zoológico vai proporcionar a dinamização das boas práticas para a educação escolar como o reuso da água e a formação da  autossustentabilidade dos recursos hídricos. Essas operações poderão ser acompanhadas pelos visitantes com a revitalização do ”espaço água”, que atualmente encontra-se desativado.

A revitalização do espaço, prevista no acordo, colocará à vista dos estudantes, a melhoria dos equipamentos utilizados na redução do consumo da água, os sistemas de captação da água de chuva,  o  tratamento biológico do esgoto sanitário, a coleta seletiva do lixo, entre outros indicativos para o consumo mais racional dos recursos hídricos, a melhoria da qualidade da água, e, o incentivo à manutenção de uma boa qualidade ambiental.

Para a reativação e a melhoria dos demais serviços no Zoológico, espera-se contar com novas parcerias além da celebrada com a Adasa. Essas parcerias terão como foco principal as questões relacionadas aos recursos hídricos e as boas práticas educativas sobre o uso racional da água.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado