Menu
Brasília

Adasa divulga novas regras para captação de água do Pipiripau

Arquivo Geral

10/09/2012 15h05

A partir desta segunda-feira (10) haverá restrição no uso da água da bacia do ribeirão Pipiripau, em Planaltina. A decisão foi tomada pela Comissão de Acompanhamento da bacia – integrada por usuários e órgãos do governo responsáveis pela gestão da água, sob a coordenação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa). 

 

Entre 8h e 10h, não será permitida a captação de água na margem esquerda (sentido montante-jusante) do ribeirão e seus afluentes. Das 10h às 12h, a regra valerá para a margem direita. Nos demais horários será assegurada a captação, desde que sejam obedecidos os volumes previstos nas suas solicitações de outorga à Adasa. 

 

As regras em vigor pretendem garantir a vazão ecológica prevista nos pontos de monitoramento do Pipiripau e a captação para abastecimento urbano realizado pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb).

 

Segundo o representante da Adasa na Comissão de Acompanhamento, João Pedro Melo, cerca de 170 produtores rurais de hortifrutigranjeiros serão atingidos pelas medidas restritivas, mas elas não colocarão em risco seus sistemas produtivos.  

 

A próxima reunião da Comissão de Acompanhamento da Bacia será na quarta-feira (19). Os técnicos vão avaliar as vazões no ribeirão e a eventual necessidade de impor maiores restrições ao uso da água para garantir que o marco regulatório da bacia seja atendido. Ele estabelece vazões mínimas para cada ponto de monitoramento localizados na calha do ribeirão Pipiripau, garantindo que, mesmo no período de restrição, todos os usuários possam receber um mínimo de água para suas atividades.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado