O Departamento de Transporte (DTR) da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) registrou um grande aumento nas demandas durante o período chuvoso em todas as regiões administrativas do Distrito Federal.
Com uma média de 1,3 mil ações diárias, os atendimentos cresceram 35% em relação ao período seco, com reforço nas atividades de transporte de resíduos, limpeza e manutenção de vias.
Entre as demandas mais atendidas estão o transporte de resíduos de construção civil (RCC) e materiais para recuperação de estradas não pavimentadas, principalmente nas regiões de Sol Nascente/Pôr do Sol, SCIA/Estrutural, Recanto das Emas, Fercal, Vicente Pires (Assentamento 26 de Setembro), Ceilândia e Gama. Também se destacam os pedidos de remoção de inservíveis e operações de limpeza para combater a proliferação de demais pragas urbanas.
Para garantir agilidade no atendimento, a companhia conta com uma frota de mais de 850 veículos, máquinas e equipamentos, incluindo caminhões basculantes, pás carregadeiras e retroescavadeiras.
“As ações diretas e indiretas são essenciais para melhorar a qualidade de vida da população e garantir segurança nas vias, especialmente na zona rural, onde o transporte escolar depende dessas manutenções”, destaca o chefe do Departamento de Transporte da Novacap, Rodolpho Diego Tavares Moreira.
A população pode acionar os serviços de emergência por meio de contato direto com administradores regionais e pelo Portal Cidadão. Caso a demanda não exija pronto atendimento, elas ficam agendadas para execução conforme cronograma.
A intensificação das ações assegura a manutenção das áreas urbanas e rurais, contribuindo para prevenir riscos à saúde pública, como a proliferação de arboviroses e de focos do Aedes aegypti, garantindo um ambiente mais seguro e bem cuidado para a população do DF.
*Com informações da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap)