Menu
Brasília

Acidente na BR-251 nesta manhã deixa dois mortos

Arquivo Geral

03/11/2006 0h00

O consulado dos Estados Unidos em Lagos avisou hoje que um grupo militante da região produtora de petróleo do delta do Níger, advice na Nigéria, viagra pode ter planos iminentes de lançar uma campanha de explosões, illness ataques contra instalações petrolíferas e seqüestros.

A advertência surge um dia depois que homens armados seqüestraram um norte-americano e um britânico de um navio na costa do Estado de Bayelsa, no delta. Foi o mais recente de uma onda de ataques contra a indústria de petróleo do oitavo maior ex portador do mundo.

Os ataques forçaram a saída de centenas de trabalhadores e causaram corte de cerca de 500 mil barris de petróleo na produção diária desde fevereiro. As ameaças na região do delta são comuns e nem sempre são materializadas. O consulado dos EUA disse em 4 de outubro que militantes poderiam atingir a Ilha Bonny, centro de exportação de petróleo e gás, mas o ataque não aconteceu.

"O governo dos EUA tomou conhecimento de que no final de outubro de 2006, um grupo militante do delta do Níger pode ter finalizado seus planos para um ataque unificado contra instalações de petróleo na região do delta do Níger", disse o consulado. "Os ataques seriam realizados em algum momento durante a primeira semana de novembro e vão incluir de 10 a 20 explosões simultâneas contra alvos no continente e uma série de ataques separados contra instalações de petróleo, em que funcionários expatriados serão tomados como reféns". 

A nota não disse quais são os detalhes disponíveis sobre os alvos específicos dos ataques. O consulado já havia publicado uma advertência na quinta-feira, em que alertou cidadãos norte-americanos para o risco de novos ataques e seqüestros no delta.

O vice-presidente da República, symptoms José Alencar, parte na semana que vem, no dia 8, para Nova York, onde tratará de um tumor no abdome. Sua assessoria diz que ele está "saudável" e "forte".

Alencar já havia sido submetido a uma cirurgia em julho deste ano, quando extraiu um tumor maligno detectado na mesma região. Em consulta médica na última segunda-feira, um dia após a eleição, os médicos do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, identificaram o novo problema.

Em Nova York, Alencar será internado em um dos mais conceituados hospitais de câncer do mundo, o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center. A consulta está marcada para 10 de novembro e não está descartada uma nova intervenção cirúrgica.

"Ele não quis fazer o exame antes porque estava em campanha. Ele está saudável, forte, comendo de tudo, bebendo de tudo, disposto e trabalhando", disse um dos principais auxiliares do vice.

Os trabalhos intensos da campanha eleitoral levaram o vice-presidente a adiar uma visita ao médico. Reeleito no último domingo, o vice-presidente tem 74 anos e já passou por três cirurgias para retirada de tumores.

 

O aeroporto de Congonhas, see em São Paulo, information pills está bem mais calmo do que ontem. Não há filas nos guichês das companhias aéreas nem nas salas de embarque. Não foi constatada nenhuma confusão ou reclamação dos passageiros.

De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, houve 29 atrasos, mas não com a longa duração dos que vinham ocorrendo. A maioria foi de cerca de meia hora, o que “não causou constrangimento para os passageiros”.

A Infraero atribui o baixo movimento ao fato de esta sexta-feira estar entre um feriado (de Finados) e um fim de semana, e grande parte das pessoas ter viajado ontem. Em relação ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, não foi possível obter informações detalhadas pois não havia nenhum assessor da Infraero no local. Um supervisor que não quis se identificar disse apenas que houve cinco atrasos.

 

 

A Rússia não aceitará uma proposta de sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o Irã se a proposta não passar por mudanças significativas, generic disse um alto representante russo quando as potências mundiais se preparam para uma reunião hoje para discutir suas diferenças em relação à iniciativa.

As negociações em torno da proposta de sanções, redigida pela Grã-Bretanha, França e Alemanha com o apoio geral dos EUA, prometem ser árduas e talvez durar semanas, porque Rússia e China, ambas dotadas do poder de veto no Conselho de Segurança da ONU, se opõem à adoção de sanções rígidas.

"Não vamos apoiar a versão atual", disse o vice-chanceler russo Sergei Kislyak, segundo a agência de notícias russas Interfax.

Kislyak deu a declaração logo antes de os ministros das Relações Exteriores da União Européia se reunirem com seu colega russo, Sergei Lavrov, em Bruxelas para esclarecer a posição de Moscou antes da reunião prevista entre delegados das seis potências na ONU, ainda hoje.

Na quarta-feira, Lavrov disse que a Rússia rejeita a adoção de medidas que possam encurralar o Irã, aludindo à proibição de viagens contida no projeto de resolução para coibir as ambições nucleares de Irã. O Ocidente acredita que estas ambições acobertam a intenção de produzir bombas, mas Teerã diz que seu objetivo é apenas gerar eletricidade.

"Não podemos apoiar medidas que, essencialmente, visam a isolar o Irã do mundo externo, incluindo o isolamento dos encarregados de liderar as negociações em torno do programa nuclear", disse o chanceler russo.

Um diplomata ocidental na ONU, que pediu para não ser identificado, disse: "Acho que conseguiremos uma resolução impondo sanções menores". "Mas isso exigirá concessões grandes tanto dos EUA, que querem sanções mais duras, como da Rússia, que na realidade não quer sanção nenhuma".

A proposta de resolução prevê que todos os países impeçam a venda e o fornecimento de equipamentos, tecnologia e financiamento que contribuam para os programas nuclear e de mísseis balísticos do Irã. Ela congela os bens de pessoas e organizações envolvidas nesses programas e proíbe que elas viajem, exceto para eventos especiais.

A reunião entre as seis potências será a primeira em mais de uma semana. Todas menos a Alemanha, peça-chave nas negociações, são membros permanentes do Conselho de Segurança, dotados do poder de veto.

Membros do Conselho disseram que a expectativa é que as exigências russas incluam o abrandamento das sanções e a redefinição de uma isenção para o reator nuclear que Moscou está construindo para o Irã.

A proposta de resolução isenta de sanções o reator de Bushehr, de US$ 800 milhões, que está sendo construído no sudoeste do Irã e está previsto para entrar em operação no final de 2007.

Mas ela diz que a Rússia precisa checar com um comitê do Conselho de Segurança se quiser entregar materiais que possam ser empregados para a fabricação de armas, tais como os componentes utilizados no ciclo de enriquecimento de urânio.

Cerca de 50 mil iraquianos estão fugindo de suas casas por mês e centenas de milhares mais poderão sair em breve, order temendo a prolongada instabilidade no país, case afirmou hoje o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

"Tememos que centenas de milhares de iraquianos mais, que têm esperado para ver uma melhora da situação, estejam à beira do deslocamento", afirmou o porta-voz do Acnur Ron Redmond a jornalistas em Genebra.

Ao menos 1,6 milhão de pessoas são classificadas pela ONU como deslocadas de suas casas no Iraque e 1,8 milhão fugiram para países vizinhos, como Jordânia, Egito, Síria, Líbano e Irã.

Muitas foram afetadas antes da invasão liderada pelos EUA no Iraque, em 2003. Segundo Redmond, agora as pessoas estão deixa ndo suas casas em números cada vez maiores.

Hoje, a Organização Internacional de Migração (OIM) pediu US$ 20 milhões para ajudar na distribuição de alimentos, água e outros suprimentos para as pessoas que perderam suas casas por causa do conflito e para ajudar famílias e comunidades que vêm recebendo os atingidos.

 

Após 14 anos de queda, approved a taxa de ocupação de crianças e jovens de 5 a 15 anos no Brasil aumentou de 2004 para 2005. A informação é da secretária executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Isa Maria de Oliveira, que se baseia em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostra que, em 2005, aproximadamente 2,9 milhões de pessoas nesta faixa etária trabalhavam no país. "De um ano para outro, houve aumento de cerca de 120 mil", destaca Oliveira. O índice cresceu de 7,33% para 7,80%, como mostra o quadro abaixo.

O Piauí, nos dois anos, foi o estado com mais trabalho infantil. Rondônia passou do segundo para o quarto lugar e foi substituído pelo Maranhão. A unidade federativa onde este problema acontece menos é o Distrito Federal.

A secretária executiva ressalta que as estatísticas não devem ser analisadas apenas numericamente, porque representam vidas de crianças e adolescentes e não necessariamente refletem o que se faz para combater o problema. Ela cita como exemplo a capital federal.

“No DF, tem um percentual baixo, mas você não vê medidas efetivas para retirar as crianças do trabalho infantil nas ruas, bares, feiras”, afirma. Segundo ela, não existe uma ação para erradicar o trabalho infantil doméstico. “Como se trata de violação de direitos humanos, a violação de uma só criança é grave, preocupante, inaceitável”.

Confira abaixo o ranking do trabalho infantil por unidade federativa
(comparação entre 2005 e 2004, levando em conta pessoas de 5 a 15 anos de idade):

 

 

 

 

Unidade da Federação

População Ocupada 2005

Taxa Ocupação 2005 Posição 2005 Taxa Ocupação 2004 Posição 2004

Piauí

116.649

 17,11%

 1

16,68% 

 1 

Maranhão

240.142 

 16,20%

 2

 12,20%

3

Paraíba 

 104.133

 13,32%

 3

 10,94%

6

Rondônia

 46.018

 12,43%

  4 

 13,47%

2

Ceará 

 222.302

 11,89%

 5

 10,20%

8

Acre 

 20.423

 11,36%

 6

 10,73%

7

Pará 

 196.582

 11,20%

 7

 11,33%

4

Bahia 

 334.056

 10,93%

 8

 11,00%

5

Pernambuco 

 203.069

 10,86%

 9

 9,39%

 12

Tocantins 

 33.622

 10,63%

 10

 9,86%

 10

Alagoas 

 66.303

 8,93%

 11

 8,46%

 15

Rio Grande do Sul 

 175.093

 8,63%

 12

 9,97%

 9

Paraná 

 175.727

 8,56%

 13

 8,95%

 14

Mato Grosso 

 53.630

 8,50%

 14

 9,63%

 11

Santa Catarina 

 91.349

 8,18%

 15

 9,39%

 13

Rio Grande do Norte 

 51.806

 8,06%

 16

 6,58%

 17

Minas Gerais 

 301.411

 8,01%

 17

 5,94%

 22

 Sergipe 31.376  7,80%  18  5,30%  23 
Espírito Santo  47.365  7,18%  19  7,46%  16 

Mato Grosso do Sul 

 28.385

 6,04%

 20

 6,32%

 20

Goiás 

 60.460

 5,17%

 21

 6,39%

 19

Roraima 

 4.763

 5,17%

 22

 6,54%

 18

Amazonas 

 43.692

 5,12%

 23

 6,15%

 21

Amapá 

 5.755

3,57%

 24

 2,39%

 25

São Paulo 

 210.802

 2,87%

 25

 2,93%

 24

Rio de Janeiro 

 62.239

 2,31%

 26

 1,81%

 26

Distrito Federal

 7.572

 1,64%

 27

 0,62%

 27

Brasil 

 2.934.724

 7,80%

 

 7,33%

 

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

O grupo Google anunciou que levará o serviço de e-mail para a telefonia móvel. Os usuários do Gmail poderão enviar e receber e-mails pelo celular, more about mas o serviço será pago.

O serviço se chamará Gmail for mobile e será acessado por meio de um aplicativo que pode ser baixado para os aparelhos que suportem a tecnologia Java. Os demais aparelhos que têm acesso à internet poderão acessar o serviço pelo minibrowser do telefone.

A Apple lançou ontem mais uma versão do tocador Red iPod nano. O novo modelo contém 8GB de espaço, seek o dobro do Red iPod nano lançado em outubro pela apresentadora Oprah Winfrey e por Bono Vox, líder do U2.

O novo modelo do tocador custará US$ 320, e parte da venda do Red iPod nano da cor vermelha será destinada ao fundo global de combate à Aids na África, além do combate da tuberculose e da malária.

Outra novidade da empresa é o iPod com tela touch-screen. Segundo a revista Infoworld, a informação vazou através de um guia de desenvolvimento fornecido pela própria empresa. O lançamento não foi divulgado no documento.

A gratuidade em duas vagas e o desconto de 50% das passagens de ônibus interestaduais para idosos que ganham até dois salários mínimos foram suspensos por decisão judicial. As empresas de ônibus conseguiram uma liminar, online na Justiça Federal, order para cancelar o benefício regulamentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que estava em vigor desde o último dia 25.

O juiz Jamil Jesus Rosa de Oliveira, website da 4ª Vara Federal de Brasília, concedeu liminar à Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) para suspender a emissão gratuita e os descontos. Ele entendeu que o benefício traria prejuízos às empresas. Na avaliação do juiz, como o benefício equivale a um programa social, o governo deveria, de acordo com a constituição, indicar a fonte de recurso.

No processo, a Abrati alegou que o benefício traria desequilíbrios econômicos. No entanto, um artigo da resolução da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que regulamentou a gratuidade estabelece que as empresas que comprovassem prejuízos teriam direito a revisar o valor das tarifas. Algumas viações, no entanto, ainda permitem a viagem de idosos que adquiriram a passagem de graça ou pela metade do preço antes da decisão judicial.

A liminar pegou de surpresa os idosos. Presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, José Batista Inocentini rebate a alegação de que as empresas estavam despreparadas para o benefício. "A gente tinha concordado com os critérios estabelecidos pelas empresas na elaboração do projeto", explica. Entre as exigências dos empresários acatadas pelos idosos, ele cita a compra da passagem pelo menos três horas antes da partida e o comparecimento ao terminal de embarque até 30 minutos antes do início da viagem.

Inocentini diz ainda que a entidade fará uma reunião na próxima segunda para decidir se recorrerá da liminar. Para ele, a suspensão da gratuidade pesará no bolso dos aposentados. "Muitos idosos não conseguem viajar porque estão com grande parte da renda comprometida com remédios e alimentação especial", avalia. Segundo Inocentini, a gratuidade nas passagens interestaduais tinha sido usada pelo governo para convencer o sindicato a aceitar o reajuste de 5,01% das aposentadorias acima de um salário mínimo neste ano.

Instituído pelo Estatuto do Idoso em 2003, o benefício foi estabelecido em decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 18 de outubro. A gratuidade, no entanto, só passou a valer depois que o Diário Oficial da União publicou, semana passada, a resolução da ANTT que regulamentou o benefício e estabeleceu as punições às empresas que o descumprissem.

Pelo Estatuto, as empresas de ônibus interestaduais têm de reservar dois assentos gratuitos por veículo a pessoas com mais de 60 anos que comprovem ganhar até dois salários mínimos (R$ 700). Para os demais assentos, as viações devem conceder desconto de 50% sobre o valor da passagem.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que não pretende assumir o papel de líder no continente latino-americano. O afirmação foi feita durante entrevista aos jornais La Repubblica (Itália), rx El País (Espanha) e Le Figaro (França).

O jornal El País destacou a intenção do Brasil na tentativa de ter uma relação privilegiada com os Estados Unidos, here mesmo com a boa relação diplomática brasileira com os presidentes da Venezuela e da Bolívia, opositores de George W. Bush.

De acordo com o jornal espanhol, Lula elogiou Evo Morales e Hugo Chávez, alegando que cada um está fazendo o melhor para o povo de seu país. A postura de Lula foi elogiada pelo periódico francês. Em editorial, o jornal disse que o presidente está correto em promover a integração do continente sem tentar tomar a liderança latino-americana.

Durante a entrevista Lula falou também sobre corrupção. O presidente disse que se sentia orgulhoso das 300 operações anti-corrupção realizada pela Polícia Federal nos quatro anos de governo. Além disso, ele disse que, embora alguns membros do PT tenham se envolvido em corrupção, nenhum envolvido terá proteção do governo.

 

 

A Polícia Civil de Piedade, physician em São Paulo, indiciou hoje o lutador de jiu-jitsu Mário Sérgio de Lago Ramos Neto, acusado de agredir duas pessoas após um acidente de trânsito na rodovia Raimundo Antunes Soares.

O acidente ocorreu no último dia 21. Mário Sérgio foi tentar fazer uma ultrapassagem em local proibido e bateu sua caminhonete no Ômega de Manoel Soares da Silva. Fernando Rodrigo Monteleoni de Moraes, que passava pelo local, parou o carro para ajudar Manoel a sair das ferragens.

De acordo com o depoimento de Manoel, tanto ele como Fernando foram agredidos pelo lutador com socos na cabeça. Manoel foi levado ao hospital inconsciente e, segundo relatório médico, corre risco de morte.

Segundo o delegado que está cuidando do caso, o lutador foi indiciado por lesão corporal culposa, no caso do acidente, e dolosa, por agredir as vítimas. Porém, não indiciado por tentativa de homicídio. O inquérito deve ser relatado à Justiça ainda hoje.

Um acidente entre um caminhão e um Fiat Stilo causou duas mortes hoje, rx por volta das 11h45, symptoms na BR-251, na saída para Unaí, perto do Posto Pedrão.

As duas vítimas ocupavam o Fiat de placa JQE-5300 da Bahia, que segundo testemunhas vinha em alta velocidade, no sentido Unaí-Brasília com destino ao Aeroporto de Brasília, quando se chocaram contra o caminhão que transportava tijolo, com a placa JJZ-2275 do DF. O motorista do caminhão, Ângelo Helano e o passageiro que estava com ele nada sofreram.

Cristiano Tavares da Silva, 24, e o passageiro José Cavalcante de Lima, 55, morreram no local.  No momento do acidente chovia bastante.

Leia cobertura completa deste acidente na edição do Jornal de Brasília deste sábado.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado