A Subsecretaria de Vigilância à Saúde mais uma vez intensifica as ações de combate ao mosquito da dengue na Vila Planalto. Agora, a operação envolve dez instituições públicas e a própria comunidade, por meio da Associação dos Moradores. O objetivo é limpar terrenos e retirar lixo e entulho das ruas para eliminar os focos de larvas do Aedes aegypti. As ações, iniciadas nesta quinta-feira (25), prosseguem até quarta-feira (31), com saídas às 8h da Praça Zé Ramalho.
Participam da ação 50 agentes comunitários de Saúde (ACS) de Santa Maria e Gama, 50 militares do Exército e 20 servidores do Serviço de Limpeza Urbana, além de agentes de vigilância ambiental (AVA) e agentes de saúde. Durante a operação, serão utilizados dez caminhões e dois tratores. Também serão distribuídos folhetos educativos entre os moradores.
Em fevereiro e início de março, a Vigilância à Saúde visitou todas as casas da Vila Planalto para orientar os moradores e eliminar os possíveis focos do mosquito. Também foram tratados os focos que não têm como serem eliminados. Para isso foi feita aplicação de inseticida com nebulizador mecânico e com carro fumacê. Na mesma ocasião, os técnicos da vigilância visitaram as escolas para alertar as crianças contra a dengue.