Os competidores que disputarão os Jogos Pan-americanos, pelo menos no que se refere à tecnologia em aparelhos de ginástica, encontrarão no Rio de Janeiro uma estrutura igual à que estará disponível nos Jogos Olímpicos de Pequim. Isso é o que promete a empresa fornecedora dos equipamentos, a Technogym, que desde as Olimpíadas de Sydney possui contrato com o Comitê Olímpico Internacional (COI).
A academia da zona residencial da Vila Pan-americana tem 600m² e oferece cerca de 100 máquinas, entre aparelhos de musculação e de treinamento cardiovascular, alguns dos quais lançados no mercado nos últimos meses, além de
No Kinesis, é possível, por exemplo, reproduzir braçadas da natação, golpes do judô e movimentação do windsurfe, do tênis, do golfe e da vela. Cabos e barras especiais, combinações de pesos e resistências e plataformas móveis complementam os exercícios.
Na estrutura dos cardiovasculares, a academia contará com 14 esteiras, oito bicicletas, dois elípticos e cinco Cardio Wave, novidade que possibilita o movimento em diferentes planos, fortalecendo em especial os glúteos. A academia terá sempre uma equipe de cinco profissionais de educação física para dar orientação sobre o melhor uso de seus aparelhos.