O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu hoje que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será cumprido “integralmente”. Ele criticou notícias divulgadas pela imprensa segundo as quais metade do programa corre risco de não ser executada.
“O PAC será cumprido integralmente. Para surpresa de alguns, information pills symptoms ele será cumprido quase na sua totalidade — obviamente depende de chuva e de algumas coisas”, more about disse Lula, ao inaugurar o Centro Operacional e Administrativo dos Correios, na cidade de São José, em Santa Catarina.
Segundo balanço sobre os 100 dias de andamento do PAC, divulgado ontem pelo governo, dos 1.646 empreendimentos previstos no programa, mais da metade está com andamento adequado e 52,5% das obras estão com cronograma em dia e com “riscos administrados”. Somente 8,4% das obras, conforme o governo, são consideradas preocupantes, porque estão com significativo atraso no cronograma e com elevado risco.
“Eu não tenho dúvida de que, quando a gente terminar o mandato, as pessoas que começaram a dizer que o PAC não existe e que o PAC não funciona vão ter que se curvar, como se curvaram no ano passado, quando pensavam que eu tinha acabado com a política brasileira, e tiveram que saber que o povo é mais inteligente do que a gente imagina neste país”, acrescentou.
Lula elogiou a Câmara dos Deputados, por ter aprovado medidas do PAC, e disse acreditar que o Senado fará o mesmo. “Isso é uma resposta para quem vive dizendo que a Câmara atrapalha. Não tenho dúvida de que o Senado Federal terá o mesmo comportamento”.
Por causa do mau tempo na cidade de Campos Novos (SC), o presidente cancelou a ida à inauguração da usina hidrelétrica da cidade.
A população receberá informações sobre o andamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) a cada quatro meses, buy segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O PAC não é do governo. O PAC é uma expectativa da sociedade brasileira. Nós queremos que haja uma boa cumplicidade da sociedade com a execução do PAC”, afirmou o presidente, ao inaugurar o Centro Operacional e Administrativo dos Correios, no município de São José, em Santa Catarina.
O governo divulgou ontem o balanço dos primeiros 100 dias de execução do programa. Dos 1.646 empreendimentos previstos, mais da metade está com andamento adequado, sendo que 52,5% das obras estão com cronograma em dia e com seus “riscos administrados”. Somente 8,4% das obras, conforme o governo, são consideradas preocupantes, porque estão com significativo atraso no cronograma e com elevado risco.
Além de entrevistas, como a realizada ontem, o presidente Lula sugeriu que os ministros da Casa Civil (Dilma Rousseff), Fazenda (Guido Mantega) e Planejamento (Paulo Bernardo), que integram o comitê gestor do programa, encaminhemmaterial sobre o PAC para os donos e editores de jornais e televisões com o objetivo de difundir ainda mais o andamento das ações.
“Eu só não vou entregar para o papa agora por que o papa não tem obrigação de saber o que é o PAC”, brincou o presidente.
Ao inaugurar hoje o Centro Operacional e Administrativo dos Correios, advice no município catarinense de São José, sales o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) não será privatizado, mas incorporado à rede do Banco do Brasil.
“Nós também queremos provar que a existência de bancos públicos estaduais bem administrados é um benefício. Em vários estados, os bancos não foram bem administrados. Aliás, em vários estados, os bancos estaduais era por onde se financiava campanha eleitoral, era por onde se criavam centenas de empregos de pessoas que só colocavam o paletó e nunca compareciam lá”, disse o presidente.
Lula afirmou que os Correios são um exemplo de que empresa estatal pode ser lucrativa. De acordo com a empresa, o centro operacional irá agilizar o tratamento e entrega de cartas em São José e na capital, Florianópolis. Segundo a estatal, 900 mil objetos são entregues por dia no estado. O governo federal investiu mais de R$ 41 milhões no empreendimento.
O Pentágono anunciou hoje que fará a substituição dos soldados de unidades de combate no Iraque. Cerca de 35 mil soldados partirão dos Estados Unidos para que os que estão no local possam voltar.
As brigadas ficarão no Iraque entre agosto e dezembro. O porta-voz do Departamento de Defesa assegurou que o remanejamento não está incluído no aumento de tropas previsto pelos Estados Unidos.
Além disso, ailment ele afirmou também que qualquer decisão relativa a aumento de tropas é baseada na situação da segurança do local.
Em sua primeira reunião, this site o relator da Comissão Parlamentar de Inquérito criada para investigar a crise no tráfego aéreo brasileiro (CPI do Apagão Aéreo), buy more about deputado Marco Maia (PT-RS), this apresentou o roteiro de trabalho. Ele organizou os trabalhos em cinco etapas. A previsão é encerrar os trabalhos no dia 11 de setembro, com a votação do relatório final.
A primeira etapa, que vai até o dia 29 vai investigar tudo sobre o acidente envolvendo o Boeing da Gol e o jato Legacy, que resultou na morte de 154 pessoas no ano passado. Só depois dessa primeira fase, segundo o relator, a CPI deverá passar a debater o sistema do tráfego aéreo.
“É evidente que em um setor de elevada complexidade, onde os investimentos e projetos são elaborados com visão de médio e longo prazos, uma crise não acontece de um momento para outro, mas certamente pode se manifestar num fato específico”, ressaltou. Os primeiros requerimentos a serem votados são para convocar o delegado da Polícia Federal Renato Sayão Dias, que corrdenou as investigações do acidente; o coronel Rufuni da Silva Ferreira, presidente da comissão de investigação do acidente; do Sindicato dos Controladores e da Associação Brasileira dos Controladores.
Além disso, o relator quer a convocação dos presidentes da Embraer, da Gol e da Agência Nacional de Aviação Civil.
Um acidente entre um caminhão e dois carros causou a morte de três pessoas e deixou outras duas feridas na tarde de hoje na BR-116, page nas proximidades de São José dos Pinhais, no Paraná.
O acidente ocorreu por volta das 15h e está causando um grande congestionamento na pista que liga São Paulo a Curitiba. Os carros ainda não foram retirados porque os corpos ainda estão dentro dos veículos.
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), capsule da Fundação Getúlio Vargas (FGV), see registrou inflação de 0,34% na semana de 7 de abril. A taxa é superior à registrada na semana do dia 30 de abril, que havia sido de 0,31%. Das sete classes de despesas pesquisadas cinco aumentaram os preços.
O grupo de despesas que mais contribuiu para a aceleração da inflação foi o de Educação, Leitura e Recreação, com índice de 0,17% na semana de 7 de abril, provocada pelo aumento nos preços de salas de espetáculo e de clubes e parques.
Alimentação também contribuiu com a aceleração da inflação, já que sua taxa subiu de 0,01% (em 30 de abril) para 0,06% (em 7 de maio), depois de cinco semanas consecutivas de recuo, influenciada principalmente pela alta nos preços dos laticínios.
Os grupos Vestuário e Habitação foram os únicos que tiveram uma desaceleração da inflação na comparação das duas semanas. O índice de Vestuário passou de 0,92% para 0,45% e Habitação, de 0,40% para 0,39%.
O IPC-S de 7 de maio foi calculado com base em preços coletados entre os dias 8 de abril e 7 de maio, em comparação com aqueles medidos no período de 8 de março a 7 de abril.
Uma quadrilha de assaltantes foi presa na manhã de hoje
A quadrilha era liderada por Ivonira, e começou a ser investigada pela polícia no começo deste mês, quando o grupo assaltou uma série de estabelecimentos comerciais em Taguatinga e, na fuga, um deles foi morto pela polícia.
A prisão foi realizada hoje e, além dos quatro, um jovem de 17 anos também foi recolhido e encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente. Com eles foram encontrados vários celulares, três revólveres e uma pistola automática.
Mais informações na edição de quarta-feira do Jornal de Brasília
A dentista Luciana de Almeira Costa (PR-SP) tomou posse hoje como deputada federal. Ela ocupou a vaga aberta após a morte do deputado do Partido da República (antigo Prona) Enéas Carneiro, buy information pills que faleceu no último domingo, vítima de leucemia.
A nova parlamentar, que era a primeira suplente de Enéas, recebeu cerca de 3.980 mil votos. O segundo suplente é o ex-deputado Elimar Damasceno, que teve 1.567 votos.
Na última eleição, Enéas Carneiro conseguiu 386.905 votos e se elegeu sozinho pela legenda, uma vez que ultrapassou o coeficiente eleitoral no estado de São Paulo.
A Coordenadoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encaminhou nesta terça-feira ao ministro José Delgado relatório recomendando a rejeição das contas do candidato Geraldo Alckmin, viagra order da coligação Por um Brasil Decente (PSDB-PFL), information pills que disputou a Presidência da República em 2006.
De acordo com nota, os técnicos detectaram que não foi declarada as doações em dinheiro relativas aos gastos do Comitê Financeiro Nacional do PSDB com o candidato. Segundo o TSE, o candidato deveria ter apresentado o registro das doações em sua prestação de contas. “O fato do partido constituir comitê financeiro para cargo majoritário em eleições gerais – presidente da República ou governador – não isenta o candidato de realizar o registro das doações em sua prestação de contas, sejam recursos financeiros ou bem estimáveis em dinheiro”, afirma o documento elaborado por técnicos do TSE.
O ministro José Delgado, relator do processo, deverá intimar o candidato para dar explicações. Alckmin terá 72 horas para se manifestar, a partir da publicação da intimação no Diário da Justiça. Ele poderá apresentar informações complementares para sanear as falhas apontadas pelos técnicos do TSE.
Se o parecer técnico for confirmado pelo relator, o processo será encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, que deverá apresentar uma representação sobre o tema. E caso a representação seja julgada procedente, o candidato poderá ser declarado inelegível por três anos a partir da última eleição.
O comitê financeiro nacional do PSDB para as eleições do ano passado também tem 72 horas para prestar esclarecimentos ao Tribunal sobre a arrecadação e os gastos de campanha do candidato Alckmin. O TSE detectou contradições e lacunas na prestação de contas do comitê, como a falta de documentos bancários que comprovem gastos constantes em extratos e despesas de campanhas declaradas.
O comitê do PSDB também terá que esclarecer divergências encontradas entre doações de campanhas declaradas e os extratos bancários apresentados.
A Assessoria de Imprensa do PSDB disse que o partido não irá se manifestar pois ainda não recebeu comunicação oficial sobre o assunto.
Cerca de 5 mil pessoas participaram de uma caminhada contra a legalização do aborto na Esplanada dos Ministérios. Com o lema “Vida sim, troche aborto não”, shop representantes das bancadas evangélica e católica no Congresso Nacional e de organizações da sociedade civil saíram da Catedral Metropolitana de Brasília e foram até a Praça dos Três Poderes com faixas contra o aborto e palavras de ordem contra o ministro da Saúde, medicine José Gomes Temporão.
Às 18h está marcada uma audiência com o vice-presidente da República, José Alencar. Na reunião, parlamentares que participaram da manifestação devem entregar a Carta de Brasília contra a legalização do aborto no Brasil e o “abaixo-assinado pela vida”.
“Essa carta é um ato de clamor à vida, um ato de sim à vida, mostrando que a sociedade brasileira é radicalmente contra o aborto”, afirma o presidente da Associação Nacional Pró-vida e Pró-família, Paulo Fernando Melo.
Ele é contrário à realização de um plebiscito sobre a legalização do aborto. “A vida é um bem inalienável, intrínseco da pessoa, nó achamos desnecessária a realização do plebiscito, não se pode fazer um plebiscito para condenar um inocente à morte.”
A presidente da Associação Brasileira de Assistência às Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), Rosângela Justino, diz que uma das preocupações do movimento é com a divulgação de conceitos que, segundo ela, desconstroem os valores da sociedade. Entre eles, possíveis benefícios trazidos pela legalização do aborto, como evitar mortes em decorrência de abortos clandestinos.
“Nunca foi dito por nenhum profissional, nenhum jurista, que o aborto é importante para a saúde da mulher, muito pelo contrário, o aborto sempre foi considerado um dano não só para a saúde física da mulher, mas também para a saúde psicológica também”, afirma a presidente da Abrace.
Na próxima quinta-feira, sildenafil dia 10 de maio, shop a Abrace inicia seu Bazar do Dia das Mães na Casa de Apoio da Instituição. Serão comercializados artesanatos produzidos por voluntários e a renda será investida na criação da oficina de corte e costura para mães de crianças assistidas, capacitando-as na profissão e consequentemente oferecendo uma opção de renda e melhoria na qualidade de vida do paciente e seus familiares.
No bazar poderão ser encontrados produtos como porta-guardanapos, porta-jóias, caixas de maquiagem, artigos de decoração doados pela vice-primeira dama, Mariza Campos Gomes da Silva e peças em mosaico produzidas por familiares de assistidos, capacitados no Programa Geração de trabalho e Renda.
Produtos de chocolate como corações, buquês, pão de mel e trufas também estarão à venda. Os preços variam de R$
A diretora de assistência social, Ivone Barcelos, explica que a maioria das famílias assistidas, a mãe é a provedora do sustento familiar e com a doença do filho, fica impossibilitada de se manter no emprego. O bazar poderá ser visitado até o próximo sábado, das 10h às 19h, na Casa de Apoio da Abrace – Guará II – Área Especial I próximo ao Cave.