Estão abertas até 30 de setembro as inscrições para o “9º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero”, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Secretaria da Educação do DF, que incentiva a participação de estudantes da rede pública.
“A ideia (do prêmio) é estimular reflexões para que os conceitos que temos arraigados em nossa sociedade comecem a se transformar, não é um sobrepondo ao outro, somos todos iguais”, explicou a chefe do Núcleo de Atendimento a Diversidade de Gênero, Dhara Cristiane de Souza.
Para ela, mais do que falar das desigualdades entre homens e mulheres, o concurso é oportunidade para contemplar outras abordagens, como classe social, raça e sexualidade.
Souza ressalta que a temática é constante em sala de aula: “Desde 2012 temos uma resolução do Conselho de Educação do Distrito Federal que tornou obrigatório o ensino do direito das mulheres e as questões relacionadas a gênero na educação básica”.
Podem participar estudantes do ensino médio, educação profissional, alunos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado com redações, artigos científicos e projetos pedagógicos.
Instituído em 2005, o prêmio “Construindo a Igualdade de Gênero” é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), da Presidência da República em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), CNPq e ONU Mulheres.
Acesse o regulamento e outras informações sobre o Prêmio no endereço eletrônico: www.igualdadedegenero.cnpq.br