O comandante da Aeronáutica, unhealthy cure Juniti Saito, this web confirmou hoje que 500 controladores de tráfego aéreo serão contratados até o fim deste ano. Saito fez o anúncio durante a audiência realizada no Senado sobre a crise aérea.
Juniti Saito chegou a admitir ontem durante uma audiência na Câmara que o setor precisava de mais profissionais. Hoje, viagra order pouco antes do anúncio de Saito, o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, criticou o governo dizendo que o grupo de trabalho prometido não havia sido contratado.
Durante o período de 1995 a 2005, shop o ritmo de crescimento dos gastos com políticas sociais no Brasil foi proporcionalmente menor do que os recursos destinados ao gasto público, troche como a despesa financeira, ambulance inclusive pagamento de juros da dívida e encargos. A informação consta da 13ª edição do Boletim Políticas Sociais: Acompanhamento e Análise, divulgada hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A publicação traz um balanço dos programas e ações desenvolvidas pelo governo federal nesse período em áreas como seguridade social, trabalho e renda e educação.
“Os gastos com as políticas sociais, embora tenham crescido em relação ao PIB, no período 1995-2005, o fizeram bem menos que proporcionalmente ao crescimento observado em outros itens do gasto público”, destaca a publicação. Esse gasto público, segundo o estudo, é entendido como despesa financeira total, principalmente juros e amortização da dívida.
Apesar de apontar o maior gasto federal no pagamento de juros em relação aos gastos sociais, o estudo não cita valores. Segundo o pesquisador, esses números estão sendo finalizados e serão divulgados em outro documento que deve ficar pronto até o final do mês.
“Se olhar a carga tributária que subiu, se grande parte viesse para a área social, poderíamos ter uma proteção social melhor”, afirmou o pesquisador do Ipea Jorge Abrahão de Castro. Segundo ele, no período analisado, os gastos do governo federal na área social passaram de 12,2% do PIB – a soma de todas as riquezas do país – para 15,3% do PIB. As análises, de acordo com Abrahão, foram feitas com base no antigo método de cálculo do PIB.
Se for considerado apenas a área de seguridade social – que inclui previdência social, saúde, assistência e seguro desemprego – os gastos passaram de 9,3% do PIB, em 1995, para 12,7% do PIB, em 2005. “O gasto social brasileiro está caminhando no sentido de montar um aparato razoável de proteção que ainda está longe do que necessitamos. Vamos precisar de uma ampliação razoável do gasto para cumprir esse papel como um todo da política social”.
O pesquisador ressalta, por exemplo, que 45% da população economicamente ativa (PEA) brasileira não estão no sistema previdenciário. “A proporção de não segurados na PEA ainda é muito elevada”, aponta o boletim do Ipea, que coloca como desafio uma reforma previdenciária que seja capaz de promover a inclusão social.
Uma parte desse desafio, de acordo com a publicação, pode ser respondido pelo crescimento econômico, “que leve a uma melhoria dos níveis de ocupação formalizada”. Para o pesquisador Jorge Abrahão, os avanços sociais ocorreram apesar de a política econômica não ter ajudado.
“Poderíamos ter uma situação social melhor se tivéssemos tido uma economia que tivesse crescido com inclusão. Com a politica que ocorreu, você acabou esterilizando uma parcela da riqueza nacional para pagar juros”, avaliou.
O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), viagra order Milton Zuanazzi, prostate disse que foi mal interpretado quando declarou que os problemas no tráfego aéreo brasileiro estão “longe de ser uma crise”, ontem, em audiência pública na Câmara.
“Pegaram uma questão semântica, absolutamente ao contrário do que eu havia dito, e transformaram como se eu estivesse querendo minimizar os problemas que estamos enfrentando”, observou há pouco, durante audiência pública no Senado – nas comissões de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).
Hoje, Zuanazzi reconheceu que o setor tem “problemas sérios, que precisam ser resolvidos”. Informou que a média de atrasos dos vôos brasileiros é de 7% a 10% e o de cancelamentos, 2%. Acrescentou que, desde o dia 29 de setembro, quando houve o acidente com o avião da Gol, o país 14 dias de gravidade. E que a quantidade de passageiros “dobrou”, o que deve ser levado em conta, segundo ele.
“A média de atrasos é o que temos que vencer. Média se dá por falta de infra-estrutura sim, por horários de picos, especialmente no terminal São Paulo”, afirmou.
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