Menu
Brasília

Aberta licitação para construção da nova sede do 16º Batalhão em Brazlândia

Projeto de R$ 10,4 milhões prevê estrutura moderna e reforço nas ações comunitárias e de segurança na região

Redação Jornal de Brasília

03/11/2025 15h23

Foto: Divulgação/PMDF

Foto: Divulgação/PMDF

Foi dado mais um passo importante na modernização da estrutura da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta segunda-feira (3) publicou o aviso de licitação da Concorrência nº 90001/2025, que trata da contratação de empresa especializada em engenharia civil e arquitetura para a construção da nova sede do 16º Batalhão da PMDF, em Brazlândia.

De acordo com o edital, o valor estimado da obra é de R$ 10.450.669,74. As propostas poderão ser enviadas até as 14h do dia 26 deste mês, pelos portais www.gov.br/compras/pt-br e www.pmdf.df.gov.br.

A nova sede será erguida na Área Especial 1, Lote P, Setor Norte, em Brazlândia, e integra o plano de investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) para ampliar e modernizar as unidades operacionais da PMDF em todo o território.

O projeto arquitetônico foi desenvolvido para garantir um atendimento mais eficiente à população e melhores condições de trabalho aos policiais. O edifício terá linhas modernas e estrutura funcional, com áreas administrativas, operacionais, vestiários, alojamentos e espaços de apoio.

O comandante do 16º Batalhão, tenente-coronel Alessandro Lopes Arantes, destacou a importância do empreendimento para a corporação e para a cidade. “Serão instalações modernas, adequadas e apropriadas para a atividade policial militar. Além da qualidade no ambiente de trabalho, a localização do batalhão é extremamente estratégica, na entrada da cidade e próxima ao lago de Brazlândia”, afirmou.

Além de reforçar o policiamento na região, a nova sede permitirá ampliar programas comunitários da PMDF, como o Policiamento de Prevenção Orientado à Violência Doméstica e Familiar (Provid), e iniciativas sociais voltadas a crianças e adolescentes, entre elas escolinha de futebol, aulas de jiu-jítsu e treinos funcionais.

Essas ações visam fortalecer a integração entre a Polícia Militar e os moradores de Brazlândia, promovendo um ambiente mais seguro, participativo e próximo da comunidade.

Com informações da Polícia Militar do DF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado