O Carnaval de Águas Claras está oficialmente confirmado para 2026. Após um acordo firmado nesta segunda-feira entre produtores culturais e a Administração Regional, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSPDF) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), o cronograma da folia na Rua do Lazer foi estabelecido. Os foliões que estiverem pela região nos dias de festa poderão aproveitar uma programação que vai de sábado a segunda-feira, assegurando que a celebração da festa mais popular do País alcance as diversas regiões do Distrito Federal.
À equipe de reportagem do JBr, o produtor do bloco da Toca e do bloco infantil Florestinos, Alyson Soares, afirmou que o primeiro tem sete anos de atuação na cidade e o Florestinos terá sua primeira edição em 2026. Ele ressaltou, ainda, que os outros blocos carnavalescos da região também já são consolidados na folia: o Baile da Piki está indo para o sexto ano e o Brilho, Cor e Som está em sua segunda edição.
Como ele explicou, todos os anos os produtores precisam retirar o alvará para realizar os blocos e os eventos culturais da cidade, que acontecem na Rua do Lazer. “Mas este ano, particularmente, a gente estava enfrentando mais dificuldade para conseguir a licença e poder realizar o Carnaval”, explicou. Assim que saiu o cadastro da Secretaria de Cultura do DF para os blocos que iriam compor o DF Folia 2026, os produtores procuraram a Administração Regional de Águas Claras para dialogar sobre data, horário e logística. Os produtores sentiram que houve falta de diálogo inicial, mas o impasse chegou ao fim nesta segunda-feira.
Depois de uma reunião da administração de Águas Claras com os produtores culturais e com agentes da Secretaria de Segurança Pública do DF, o Carnaval de Águas Claras está garantido.
Pikineia, responsável pelo Baile da Piki, reforçou que a reunião no início desta semana foi fundamental para o Carnaval de Águas Claras. “A reunião contou com vários órgãos, como a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Segurança Pública. E nós queremos agradecer”. Alyson complementou a fala de Pikineia ao ressaltar o papel da Secretaria de Segurança Pública (SSP) na reunião que selou o acordo para que o Carnaval da cidade aconteça.
A produtora cultural Dandara de Lima reforçou a importância do Carnaval como a maior manifestação popular do mundo. “A gente está falando de três dias de festa, com horário predeterminado, tudo muito organizado e de uma política de Estado, que é a política da Secretaria de Cultura”. Logo, para ela, deve ser comemorado o fato de existir o Carnaval nas cidades descentralizadas. Falando especialmente de Águas Claras, Dandara acredita que a cultura é vital para movimentar a região.
Para a produtora, quando um bloco está na rua ou em uma praça, ele cumpre a função de tirar as crianças das telas. “Nós estamos mudando a lógica de uma cidade que precisa ser ocupada pelas crianças e pelos adolescentes”. Dandara acredita que os movimentos culturais incentivam crianças, adolescentes e pais a socializarem para além de suas casas. “O bloquinho os coloca para ocuparem as ruas, e as crianças brincam com outras crianças. O impacto não é só econômico, é um impacto psicológico e social dentro da lógica de interação de família”, afirmou.
Alyson corroborou a fala de Dandara, afirmando que toda cidade precisa de movimentos culturais para que a concentração desses eventos não fique restrita ao Plano Piloto. “As pessoas moram aqui, elas têm direito ao lazer e à diversão na sua cidade. Não precisam se deslocar 30 km para curtir um bloquinho ou seja lá qual for o evento”, comentou.
A programação do Carnaval em Águas Claras
Para quem quiser curtir a folia na Rua do Lazer de Águas Claras, Alyson detalhou como serão os três dias de festa, com uma programação que começa no sábado e vai até a segunda-feira. “Este ano a gente também está com uma proposta nova, que é criar uma plataforma de Carnaval em Águas Claras; é uma novidade”. A plataforma se chama Somos Carnaval.
A plataforma vai reunir o Bloco da Piki no sábado, dia 14, a partir das 15h; e o Bloco da Toca no domingo, dia 15, das 15h às 22h. Também no domingo, no período da manhã, haverá o Bloco Florestinos para o público infantil, a partir das 9h. Na segunda-feira, dia 16, das 15h às 22h, ocorre a segunda edição do Brilho, Cor e Som.
Solução harmônica e fiscalização
Segundo a Administração Regional de Águas Claras, após uma audiência realizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública (SSPDF), foi possível chegar a um denominador comum para a viabilização do Carnaval.
Os produtores culturais assumiram a responsabilidade de manter o som dentro dos limites permitidos. Nos dias de festa, haverá fiscalização do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e das forças de segurança para garantir a harmonia do evento. “Vocês, moradores, fiquem em paz, porque vai dar tudo certo. O Carnaval vai acontecer produzindo alegria no coração de quem gosta e, ao mesmo tempo, o direito ao descanso para quem quer o repouso também será assegurado”, afirmou o administrador de Águas Claras, Gilvando Galdino Fernandes. Ele acrescentou que o diálogo entre produtores, órgãos e representantes levou a uma solução harmônica para continuar trabalhando pela cidade e pela comunidade.