Mais de 300 alunos do 6º ano o Ensino Fundamental recebem, em Samambaia, um projeto que visa formar e preparar os jovens com ações da defesa civil e prevenção. As aulas, ministradas por agentes da Defesa Civil, vão torná- los multiplicadores. Eles aprendem a cooperar para a redução de riscos de desastres e melhoria da qualidade de vida. Conteúdos relacionados com a segurança da população serão difundidos para toda a comunidade.
O Projeto Defesa Civil Começa na Escola foi iniciado na última terça-feira no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 312 de Samambaia, numa parceria com a Defesa Civil do Distrito Federal. Desta vez, o CEF 312 foi o beneficiado com o programa, que já capacitou 1.600 alunos e teve como resultado a mudança de hábitos e a preocupação dos Agentes Mirins com o bem-estar das pessoas. Neste ano, o projeto veio com a novidade de fazer com que os alunos participem por meio de atividades de prevenção da vida e do meio ambiente.
A capacitação é ministrada por dois agentes da Defesa Civil e apresenta diversas lições para os alunos que, depois, serão fixadas com uma atividade prática. Segundo a coordenadora do programa, Patrícia Lemos Chavier, os agentes vão até a escola uma vez por semana atender os alunos. “Nós levamos o conhecimento para eles neste primeiro momento. Depois de capacitados, eles têm a possibilidade de criar grupos de defesa civil, independentes de nós”, explicou Patrícia.
Depois dos programas realizados em 2005 e 2006 foi feita uma avaliação com pais e professores. “Percebemos uma mudança cultural e comportamental muito grande nos alunos, dentro e fora da escola. Depois da capacitação eles começaram a notar pequenas coisas que antes não percebiam e com uma atitude diferente, o que já faz grande diferença, como uma torneira aberta, por exemplo”, completou a coordenadora.
O vice-diretor do CEF 312, Davi Silva Fagundes, disse que desde agosto todos os professores da escola estão sendo capacitados e que um olhar de prevenção já está sendo passado aos alunos das outras séries, que não vão receber a capacitação. “Pais e professores apóiam este projeto que está sendo aplicado na escola. Estamos buscando maior qualidade de vida para os alunos”, contou. A aluna Taíza Costa da Silva, 12 anos, adorou a primeira aula e acredita que o projeto é uma iniciativa importante. “Agora, aprendemos como prevenir problemas futuros. Antes não sabíamos que podíamos contribuir para melhorar”.