Fiscais do DFTrans lacraram e retiraram de circulação, ontem, três ônibus do Expresso DF. Conforme noticiou o JBr., 16 dos 30 veículos trafegavam no trecho entre Santa Maria e Plano Piloto sem o selo de vistoria. A avaliação obrigatória verifica itens de segurança. Somente após a publicação da reportagem, o órgão passou a cobrar o licenciamento da Pioneira.
Revoltada com a situação do transporte e temendo que a situação piorasse, a população de Santa Maria ameaçou impedir o trabalho dos fiscais, pela manhã. Os servidores, então, resolveram interromper a blitz. Mesmo assim, os carros de prefixos 226157, 226327 e 226173 tiveram de ser levados para o terminal de vistoria, no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (Saan). E retornaram para as pistas ainda ontem.
Em nota, a Secretaria de Transportes alegou que apenas três veículos do Expresso DF Sul foram lacrados pela Subsecretaria de Fiscalização por falta de selo de vistoria. Os ônibus que foram lacrados já foram vistoriados e necessitam apenas dos selos, que serão colocados ainda hoje.
Frota
Ainda de acordo com a assessoria do órgão, os carros que foram retirados compõem a frota reserva e não impactam na operação do Expresso DF Sul. A Setrans ressalta que os ônibus são novos, modernos, possuem tecnologia de ponta e têm garantia do fabricante. A colagem do selo, neste cenário, é um “aspecto secundário”.
E apesar das dificuldades dos usuários, a secretaria declarou que não pretende reativar as linhas que foram extintas em Santa Maria e Gama. A informação mantém a dificuldade de locomoção sofrida pela bombeiro hidráulico Valdívia Souza, 47 anos. “Tenho de pegar três ônibus até a Esplanada porque tiraram a linha 253, que vinha direto de Santa Maria”, lamenta.