Menu
Brasil

Vamos falar sobre o câncer de mama?

A campanha chegou ao Brasil em outubro de 2002, mas a doença permanece cercada de mitos mais de uma década depois

Lindauro Gomes

01/10/2019 5h04

Foto: Matheus Oliveira/Saúde-DF

Campanha alerta sobre câncer de mama

Redação
[email protected]

Começa hoje o Outubro Rosa, campanha internacional anual de conscientização ao câncer de mama. A campanha tem por objetivo alertar mulheres e homens sobre a importância de se realizar o diagnóstico precoce do câncer de mama.

As pesquisas mais recentes relativas ao câncer de mama demonstram índices preocupantes no Brasil. O último levantamento realizado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) prevê que o ano de 2019 termine com um total de 60mil novos casos de câncer de mama no Brasil- dado que representa 28% dos diagnósticos de câncer no país.

De acordo com a médica Nara Fabiana da Cunha, radiologista do laboratório Sabin e especialista em câncer de mama, a complexidade começa ainda nos fatores de risco da doença. “No caso do câncer de pele, temos fatores bem definidos: não tomar sol e usar filtro solar. Já no caso do câncer de mama são fatores relacionados ao surgimento de doenças de forma múltipla. Perda de peso corporal, falta de atividade física, uso de bebidas alcoólicas, terapias de reposição hormonal podem influenciar o diagnóstico.”

Pela dificuldade de se estabelecer fatores de risco que o diagnóstico precoce é a principal ferramenta de prevenção, sendo a mamografia considerada pela especialista como o “exame padrão ouro”. A médica alerta também que muitas vezes o câncer é assintomático, não sendo detectável pelo autoexame e tornando necessária a realização de exames constantes, principalmente a partir dos 50 anos. Os principais sintomas são edema na pele das mamas, retração da pele, inversão recente dos mamilos, descarga papilar, vermelhidão, coceira no mamilo e/ou endurecimento de parte da mama.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado