Menu
Brasil

Vacina da Fiocruz contra covid-19 entra na fase de testes em animais

A vacina contém “pequenas partes de proteínas do vírus Sar-Cov-2 capazes de induzir a produção de anticorpos específicos no processo de defesa do organismo”

Redação Jornal de Brasília

10/06/2020 17h22

An analyst at Fiocruz laboratory, a public health research institute, in Rio de Janeiro holds a sample of mucus to be tested for COVID-19, on March 11, 2020. – The World Health Organisation (WHO) declared the Coronavirus a pandemic with 118,000 cases in about 120 countries, and 4000 deaths. (Photo by CARL DE SOUZA / AFP)

Os estudos para desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus realizados pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), por meio do Bio-Manguinhos (Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos) estão em fase pré-clinica. Ou seja, estão sendo testados em animais para realizar alguns testes de segurança.  As informações são do Portal R7. 

A vacina contém “pequenas partes de proteínas do vírus Sar-Cov-2 capazes de induzir a produção de anticorpos específicos no processo de defesa do organismo.” 

Segundo o instituto responsável por conduzir as pesquisas  as biomoléculas foram identificadas por meio de modelo computacional e reproduzidas em laboratório (in vitro).

A próxima fase do projeto baseia-se na realização de “formulações vacinais” para avaliação. “A partir dos resultados dos estudos pré-clínicos, parte-se para a fase dos estudos clínicos de fases I, II e III (testes com seres humanos)”, explicou a fundação em nota. 

Entretanto, o projeto só deve entrar em processo de registro a partir de 2022. 

Nesse momento, quando a pesquisa alcança essa etapa, os resultados dos estudos clínicos são apresentados à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que vai avalizar os dados e, a partir daí, decidir se autoriza ou não a inclusão do produto no mercado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado