Menu
Brasil

Unifesp vai retomar testes da vacina de Oxford logo após autorização

AstraZeneca anunciou neste sábado que os trabalhos serão retomados, quatro dias após uma voluntária sofrer reações adversas

Redação Jornal de Brasília

12/09/2020 13h47

Vacina Astrazeneca oxford Unifesp

Foto: Juan Mabromata/AFP

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) informou que os testes da vacina de Oxford devem ser retomados no Brasil logo após liberação da Anvisa e do Comitê Nacional de Ética e Pesquisa (Conep). Os estudos globais foram suspensos nesta semana depois que um participante do exterior apresentou reações adversas sérias.

Neste sábado, 12, a Universidade de Oxford divulgou comunicado para informar que retomará a fase 3 dos testes para vacina contra a covid-19, desenvolvida em parceria com o laboratório AstraZeneca. Segundo o documento, após a intercorrência, foi realizado um processo de revisão e os testes receberam nova autorização no Reino Unido.

Por causa do sigilo dos participantes, no entanto, não foram divulgadas maiores informações sobre o voluntário que apresentou reações adversas. De acordo com o jornal The New York Times, o participante seria uma mulher, não estava no grupo placebo e teve mielite transversa, uma síndrome inflamatória que afeta a medula espinhal e costuma ser desencadeada por infecções virais

A pesquisa também é realizada nos Estados Unidos, na África do Sul e no Brasil. Responsável por coordenar os estudos no País, a Unifesp afirma que 4,6 mil voluntários já receberam dose da vacina até o momento e não houve “qualquer registro de intercorrências graves de saúde”.

“Globalmente, cerca de 18 mil indivíduos já receberam vacinas como parte do estudo”, afirma, em nota. “Em grandes ensaios como este, é esperado que alguns participantes não passem bem e todos os casos têm de ser cuidadosamente analisados para garantir uma avaliação cuidadosa da segurança.”

Ainda segundo o comunicado da Unifesp, a “pausa nas vacinações” foi para “permitir a revisão dos dados de segurança”, mas “todas as consultas de acompanhamento de rotina continuaram normais durante esse período”. Agora, a instituição aguarda aval dos órgãos reguladores brasileiros para dar sequência aos testes.

“A universidade está comprometida com a segurança de todos os participantes e com os mais altos padrões de conduta nos estudos, garantindo a continuidade do monitoramento da segurança de perto”, diz a Unifesp.

Consultada, a Anvisa informou ter sido avisada pela Universidade de Oxford sobre a autorização para retomar os testes da vacina no Reino Unido. No entanto, a agência diz que ainda não recebeu informações oficiais do órgão regulador britânico e também aguarda novo pedido de anuência para que o estudo possa prosseguir no Brasil após a interrupção.

“Até o momento, a agência não foi comunicada oficialmente pela Autoridade Sanitária do Reino Unido (MHRA), responsável por esta autorização”, diz nota da Anvisa. Segundo a agência, para que o estudo seja retomado no Brasil, a AstraZeneca deve fazer um novo pedido.

O Estadão procurou o laboratório nesta manhã e aguarda posicionamento.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado