Menu
Brasil

Último dia de prova divide opiniões

Estudantes tiveram cinco horas para responder a 90 questões

Lindauro Gomes

11/11/2019 5h14

Pedro Marra
[email protected]

O segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu ontem. Os estudantes tiveram cinco horas para responder às 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza.

Às 13h, os portões dos locais de prova foram fechados para a realização da prova — com início às 13h30 e encerramento às 18h30.

Com um sonho desde o 9º ano do Ensino Fundamental II — “eu quero fazer Psicologia clínica” —, a estudante Bianca Pimentel, 16 anos, acredita que se saiu bem nas questões de raciocínio lógico.

“Ciências da Natureza achei mais tranquilo do que em relação a Matemática. Na prova do ano passado, eu não tinha visto todas as matérias nos estudos. Nesse ano, eu vi o conteúdo com calma na minha preparação”, conta a jovem.

Bianca fez a prova na União Pioneira de Integração Social (Upis), da 912 Sul. “Psicologia não é meu sonho desde criança, mas amadureci a ideia na adolescência por gostar do trabalho de atender às pessoas”, esclarece.

Estudos e treinos

Ao contrário de Bianca, o estudante de 17 anos Rhuan Márcio de Sousa realizou a segunda prova do Enem com mais facilidade nas questões de Matemática do que nas de Ciências da Natureza.

Morador da Vila Planalto, Rhuan é jogador de squash pelo Bolsa Atleta — e por isso teve de conciliar os estudos com os treinamentos para tentar garantir uma vaga na universidade: “Tive de balancear com os treinos para estudar duas horas por dia”, relata. O sonho do estudante é fazer Educação Física.
“Achei mais difícil a parte de Química; tenho dificuldade com os elementos. Mas acho que fui bem em Matemática — é uma matéria com a qual tenho mais facilidade”, diz.

No último domingo (3), o primeiro dia de provas do Enem teve o menor índice de abstenção da história do exame: 23%. Dos mais de 5,09 milhões de inscritos, 3,9 milhões fizeram o exame.

Saiba Mais 

Ao todo, 95.862 pessoas se inscreveram para fazer as provas do Enem no Distrito Federal.

O número representa 1,9% dos 5.095.382 candidatos cadastrados para fazer o exame em todo o Brasil.

Na capital federal, o exame foi aplicado em 158 locais de prova.

O gabarito com as respostas às questões serão divulgadas na próxima quarta-feira (13).

Os resultados individuais saem em janeiro do ano que vem.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado