Menu
Brasil

Tremor de terra atinge Santa Catarina em evento atípico, diz Defesa Civil

Arquivo Geral

13/04/2018 16h21

Reprodução/Facebook/USP

O Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) confirmou um tremor considerado moderado na margem continental brasileira, a 100 quilômetros da costa de Santa Catarina. O tremor de 3,6 de magnitude na Escala Richter foi registrado às 9h28 desta sexta-feira (13).

De acordo com os técnicos, parte das ondas de choque se propagou na costa e foi sentida em cidades como Florianópolis, Blumenau, Itajaí e com maior intensidade na Barra da Lagoa, localidade mais próxima ao oceano.

O Centro soltou um informativo em sua página no Facebook (veja abaixo):

TREMOR EM SANTA CATARINA – Sexta-feira 13 começando agitada!Sismonautas, mais um sismo no Brasil. Dessa vez em Santa…

Publicado por Centro de Sismologia – USP em Sexta, 13 de abril de 2018

A secretaria de Defesa Civil do estado divulgou nota informando que o sismo foi de baixa magnitude, portanto não oferece riscos secundários, como da ocorrência de tsunamis. “Ressaltamos que eventos dessa natureza são atípicos para a região Sul do território brasileiro, quando, sendo o registro atual (13/04/2018) o de maior magnitude nos últimos dois anos”, informou o comunicado.

O Corpo de Bombeiros do estado recebeu cerca de 30 chamados de pessoas relatando terem sentido o tremor. No entanto, em nenhum chamado houve pedido de ajuda para resgate. Os relatos vieram principalmente, de acordo com a corporação, dos moradores da capital.  Nenhuma viatura ou equipe de socorro chegou a ser enviada para os locais de chamado. Ainda assim, segundo os bombeiros, todos os registro foram repassados à Defesa Civil para avaliação do local onde os tremores foram sentidos.

Fonte: Agência Brasil

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado