Menu
Brasil

Técnico da seleção evita colocar a culpa em erros individuais

Arquivo Geral

22/08/2006 0h00

O técnico Lula Ferreira evitou crucificar erros individuais brasileiros após a derrota para a Turquia no Campeonato Mundial de Basquete Masculino. O Brasil perdeu apenas por dois pontos de diferença, sendo que teve aproveitamentos pífios nos arremessos de três pontos (12%) e de lances livres (62%).

“A Turquia ganhou e o Brasil perdeu. Num jogo coletivo, todos perdem ou todos ganham”, afirmou o treinador. Vale lembrar que Leandrinho, cestinha da partida com 36 pontos , teve a chance de virar o jogo quando faltavam seis segundos para o final, mas desperdiçou dois lances livres.

Na avaliação de Lula, o Brasil poderia ter saído com a vitória, mas teve azar na última bola. “Foi um jogo disputado ponto a ponto, como esperado. O Brasil alternou momentos bons e ruins, mas se estabilizou no segundo quarto e teve a chance de vencer a partida. O verdadeiro jogo de basquete é decidido nos últimos lances, na última bola”, disse.

A derrota deixa o Brasil em situação delicada no grupo C do Mundial. Para garantir uma vaga sem a necessidade de outros resultados, os brasileiros precisam vencer Grécia e Lituânia nas últimas duas rodadas, o que na avaliação de Lula tem totais condições de acontecer.

“O Brasil depende de suas próprias forças. Vamos analisar nossos erros e planejar o jogo contra a Grécia, porque duas vitórias nos classificam. O Brasil está fortalecido pela busca do seu objetivo, que é classificação. Não podemos mais perder e vamos lutar pelas vitórias para cumprir a nossa meta. O esporte é feito de superação, que é a palavra chave” afirma.

Em relação aos gregos, adversários desta quarta-feira, Lula ressalta o poder de recuperação demonstrado por eles nas partidas contra Catar e Austrália. “Os gregos começaram mal todas as partidas, mas acabaram vencendo. Isso demonstra resistência emocional, ponto forte da equipe”, analisa.

< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado