Menu
Brasil

SUS: Ministério da Saúde suspende exames de aids, HIV e hepatites virais

Estes exames são necessários para definir o melhor tratamento para aqueles pacientes que desenvolvem resistência a algum medicamento

Redação Jornal de Brasília

07/12/2020 15h28

HIV

O Ministério da Saúde suspendeu os exames de genotipagem no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas que vivem com HIV, Aids e hepatites virais após vencimento de contrato. Estes exames são necessários para definir o melhor tratamento para aqueles pacientes que desenvolvem resistência a algum medicamento.

O vencimento do contrato aconteceu em novembro e, no dia 7 de outubro, o ministério havia realizado um pregão para buscar nova fornecedora. O processo, porém, fracassou após a empresa vencedora não anexar todos os documentos exigidos pelo edital. O ministério prevê realizar novo pregão nesta terça-feira (8). Se houver vencedor no certame, a expectativa é retomar o serviço apenas em janeiro.

Em nota distribuída a serviços de saúde no último dia 3, o ministério afirma que fará este exame apenas para crianças com menos de 12 anos e gestantes que vivem com HIV e aids. Já os pacientes de hepatite C devem receber os medicamentos velpatasvir e sofosbuvir, que são mais eficazes e dispensam a genotipagem. O HIV é o vírus causador da aids, doença que ataca células do sistema imunológicos. Ter HIV, porém, não significa que a pessoa desenvolverá aids.

Veja:

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado