Menu
Brasil

Série Super Drags da Netflix volta a ser polêmica na internet

Arquivo Geral

30/10/2018 21h44

Atualizada 31/10/2018 12h38

Ana Lúcia Ferreira
[email protected]

A série Super Drags da Netflix voltou a ser polêmica antes mesmo de seu lançamento oficial, marcado para o dia 9 de novembro. A animação, com classificação indicativa para 16 anos, conta as aventuras de três garotos com uma vida normal durante o dia, mas que, à noite, se transformam em super drag queens para desvendar as aventuras no mundo LGBTQ+.

A poucos dias de sua estreia, o desenho se tornou motivo de questionamentos na internet, na manhã desta terça-feira (30). Pais, educadores e internautas estariam insatisfeitos com a temática da série. Em uma página pública de reclamação do serviço de streaming, um assinante chegou a afirmar que cancelaria sua conta caso o desenho fosse ao ar.

“Netflix já adiantou esse desenho? Se assim pode ser chamado… Se ‘Super Drags’ começar vou ser um dos primeiros a excluir minha assinatura e fazer campanha contra vocês. Respeitem nossas crianças”, escreveu.

Em resposta à crítica, a empresa afirmou que oferece uma grande variedade de conteúdos para diferentes gostos e preferências. E frisou que Super Drags não é uma animação destinada ao público infantil, destacando que o título não ficará disponível na seção Kids/Crianças.

Ainda na nota enviada ao internauta, a Netflix afirmou que  “os pais podem controlar o que seus filhos veem, tanto com o perfil para crianças quanto com o controle dos pais” e, com isso, confiar que o serviço prestado é seguro e adequado.

Alerta no WhatsApp

Em um grupo de WhatsApp, mensagens com pedido de alerta foram compartilhadas para os pais. Em sequência é enviado, também, um trailer no qual aparecem os diretores da série, ao lado da cantora Pabllo Vittar, que empresta a voz para uma das personagens no desenho. “Pessoal que tem filho pequeno, veja o filme que a Netflix irá disponibilizar a partir de novembro. Tenham conhecimento e repassem para aqueles que desconhecem”, diz o texto.

Reprodução

 

Polêmicas

Essa não foi a primeira vez que a série virou alvo de polêmicas. Em julho deste ano, o Ministério Público Federal de Minas Gerais pediu à Netflix que disponibilizasse a animação exclusivamente no catálogo geral da plataforma, e não no menu destinado ao público infantil. Na época do pedido, o lançamento da série, anunciado oficialmente em 31 de maio, ganhou destaque após a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitir um comunicado pedindo o cancelamento da atração por ser inadequada ao público infantil.

O procurador autor da recomendação entendeu ser “necessária a intervenção do poder público para preservar os direitos das crianças, mais propensas a serem influenciadas, principalmente quando se trata do uso de uma linguagem que é, essencialmente, do universo infantil —como é o caso dos desenhos animados”.

Sobre a série

A série de cinco episódios criada por Anderson Mahanski, Fernando Mendonça e Paulo Lescaut é produzida pela Combo Estúdio. De acordo com a produção, Super Drags é voltada à diversidade e conta a história de três amigos que de dia, trabalham numa loja de departamento e têm constantes problemas com o chefe. Porém, à noite, se transformam nas super drags, prontas para salvar o mundo da maldade, enfrentando  um vilão a cada episódio”.

Assista  ao teaser de Super Drags:

Procurada, a Netflix informou que oferece uma grande variedade de conteúdos para todos os gostos. “Super Drags é uma série de animação para uma audiência adulta e não estará disponível na plataforma infantil”, informou a produtora de conteúdo online.  “A seção dedicada às crianças combinada com o recurso de controlar o acesso aos nossos títulos faz com que pais confiem em nosso serviço como um espaço seguro e apropriado para os seus filhos”, completou.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado