Menu
Brasil

Senado faz pesquisa sobre liberação de jogos de bingo

Arquivo Geral

22/05/2006 0h00

Um fotógrafo sul-africano foi acusado pela polícia da Namíbia de ter escalado o telhado de uma delegacia para tentar tirar uma foto da atriz Angelina Jolie e de seu companheiro, cheap adiposity Brad Pitt.

John Liebenberg foi detido na tarde de sexta-feira, more about depois de ir a um hospital particular na cidade portuária de Walvis Bay com o palpite de que Jolie poderia ter corrido para lá para ter seu bebê.

Liebenberg, um fotojornalista experiente de 48 anos, foi colocado sob custódia depois de entrar no pátio de uma delegacia de polícia, em busca de um ponto privilegiado para tirar um foto.

O paparazzo deve receber uma multa e ser mandado de volta à África do Sul. Brad Pitt, 42 anos, e Angelina Jolie, 30, criaram um frenezi na imprensa desde que chegaram à Namíbia, há seis semanas, para ter seu primeiro filho, longe das lentes indiscretas de Hollywood.

Para dar início às comemorações da Semana do Meio Ambiente, online que ocorrerá de 9 a 11 de junho, a Secretaria do Meio Ambiente (Semarh) faz, a partir de hoje, uma mega operação de limpeza no Parque Ecológico Burle Marx, atrás da Asa Norte. Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Roberto Eduardo Giffoni, essa é uma maneira de preparar o parque para a semana de festa e incentivar ações que priorizem a preservação ambiental.

A abertura do mutirão de limpeza foi realizada às 8h30, ao lado do pátio do Detran. A operação deve durar 15 dias e consistirá na recuperação do aceiro e vias internas do parque, assim como a limpeza e retirada de entulho e de ocupações irregulares. A retirada do lixo conta com o apoio da Administração Regional de Brasília, da Sub-Administração da Granja do Torto, Administração Regional do Lago Norte, Novacap, Belacap, DER, Caesb, Siv-Solo e Bombeiros.

Com o objetivo de evitar eventuais danos a essa área protegida, a Semarh, em conjunto com a Companhia de Polícia Militar Ambiental, realizará rondas diárias de vigilância.

Criado em 1990, o Parque Ecológico Burle Marx tem 300 hectares e é caracterizado pela presença de vegetação nativa do Cerrado. Sua localização estratégica permite ser utilizado pela fauna como corredor ecológico, interligando o Parque da Cidade ao parque Nacional de Brasília.

Madonna lançou sua primeira turnê mundial em dois anos no domingo, help deliciando uma platéia entusiasmada em Los Angeles ao se crucificar no palco, more about insultar o presidente americano George W. Bush e exibir alguns dos passos sensuais que vêm sustentando sua carreira há mais de 20 anos.

A turnê Confessions vai manter a cantora nas estradas dos Estados Unidos por dois meses, more about para ser então retomada em 30 de julho no País de Gales, de onde parte para oito cidades européias. Shows no Japão também estão no programa.

A diva de 47 anos passou duas horas interpretando a maior parte das faixas de seu novo álbum Confessions on a Dancefloor, assim como alguns hits do passado, como Like a VirginRay of Light e Lucky Star.

O show meticulosamente coreografado começou quando uma bola espelhada gigante foi baixada do teto para o fim de uma passarela no palco. Dela saiu Madonna, em roupa sado-masoquista, cantando a nova Future Lovers.

 

O Congresso Nacional poderá votar amanhã proposta de mudança no rito de tramitação do orçamento. O objetivo é evitar atrasos na votação do Orçamento Geral da União.

De acordo com a proposta, ask a Comissão Mista de Orçamento também deverá passar por um processo de enxugamento. Dos 63 deputados federais e 21 senadores que a compuseram no ano passado, a comissão será reduzida para 30 deputados e 10 senadores.

Outra novidade é a criação de um relator de receita, que vai dividir poderes com o relator-geral. Este último só poderá definir a alocação de 20% dos recursos disponíveis. As bancadas terão direito a 25% e os relatórios setoriais a 55%.

A proposta também acaba com "rachadinhas", emendas de bancada que, depois de aprovadas, eram divididas entre deputados e senadores do mesmo estado. As alterações previstas incluem a obrigatoriedade na destinação de recursos, em orçamentos posteriores, até que as obras sejam concluídas.

Outra modificação prevista é que a partir deste ano, os relatores setoriais do orçamento estarão obrigados a discutir com cada comissão temática, da Câmara e do Senado, o relatório a ser apresentado na Comissão Mista de Orçamento.

Numa prévia do possível referendo sobre a liberação dos jogos de bingo que o relatório final da Comissão Parlamentar dos Bingos (CPI) pretende sugerir, stomach a Secretaria de Pesquisa e Opinião Pública do Senado Federal, sick com as equipes do DataSenado e do Alô Senado, promove uma consulta para averiguar a opinião da população brasileira sobre o assunto.

Estão sendo questionados, através do call center, 1.072 cidadãos maiores de 16 anos (eleitores potenciais), em 111 cidades de todos os estados brasileiros, escolhidas aleatoriamente. Todas as capitais estão presentes, e foram englobados municípios com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) considerado baixo, médio e alto.

Os entrevistados estão respondendo a 22 questões, que abordam desde aspectos relativos ao seu perfil (sexo, idade, renda, escolaridade etc) e sua avaliação dos trabalhos realizados pela CPI até os objetivos específicos da pesquisa.

"Queremos não apenas saber se as pessoas são favoráveis ou contrárias à legalização, mas também averiguar se, no seu imaginário sobre os jogos, estão mais presentes aspectos positivos ou negativos. É importante verificar se, quando as pessoas pensam em bingos, lhes vêm à mente idéias como vício e lavagem de dinheiro ou geração de empregos e melhores perspectivas de vida", explicou Céfas Siqueira, coordenador do DataSenado.

Segundo o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN), relator da CPI dos Bingos, a realização da pesquisa pelo DataSenado/Alô Senado não descarta a proposta do referendo, mas seus resultados serão levados em consideração na elaboração do relatório final da comissão, que deve ser apresentado no início de junho.

"Dependendo do que for averiguado por essa pesquisa e de outras informações, iremos propor medidas para a regulamentação dos bingos, mas dando a oportunidade a todos os brasileiros, através do referendo, de aprová-las ou não", disse ele.

Segundo Céfas Siqueira, a pesquisa, que trabalha com uma margem de erro considerada pequena – de 2,5% -, tem legitimidade para subsidiar o referendo, além de levar a população a refletir sobre a questão.

O levantamento dos dados deve ser finalizado nos próximos dias. A divulgação dos resultados será feita em conjunto com a apresentação do relatório final, ou a critério da Mesa da CPI.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado