Menu
Brasil

Rio vira capital de debates dos países emergentes

O Foro Inteligência inicia suas atividades com um webinar que mostra bem sua proposta  de debates sobre temas mais profundos

Redação Jornal de Brasília

23/09/2020 16h08

O Foro Inteligência, que reúne o BRICS Policy Center, e a Insight com o apoio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e da Casa de Afonso Arinos, vai manter um canal aberto com países como China, Rússia, Índia e África do Sul a partir do dia 30 deste mês.

A ideia é apresentar palestras, cursos e seminários abordando problemas brasileiros não convencionais e que tangenciam as nações do bloco. O BRICS Policy Center fará a ponte com os países emergentes.

Pela primeira vez, assuntos brasileiros profundos, como as facções criminosas, a questão das fronteiras do país, a ameaça dos super vírus e bactérias, gargalos da industrialização da indústria brasileira, e verdades e mentiras sobre o interesse do capital estrangeiro em investir no Brasil, serão acessados a partir de um olhar convergente com o eixo dos demais países emergentes.

O Foro Inteligência inicia suas atividades com um webinar que mostra bem sua proposta  de debates sobre temas mais profundos. Estarão reunidos os secretários da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles; do Paraná, Renê Garcia; de Pernambuco, Décio Padilha da Cruz; do Piauí, Rafael Tajra Fonteles; e do Mato Grosso, Rogério Gallo. Os secretários discutirão a implosão das finanças estaduais e o risco de a crise financeira estar se tornando crônica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet: https://mailchi.mp/0c46b2fda62b/lyp6wekvlo

 Debates estratégicos 

Segundo um dos curadores do Foro Inteligência, o professor do IRI, Marcio Scalercio, entusiasta de primeira hora da iniciativa, não somente os temas serão estratégicos e pouco abordados ou com abordagem diferente, buscando não só a conexão com o exterior, mas fazer do Rio uma caixa de ressonância da produção de conhecimento país: “Vamos fazer do Rio a verdadeira capital dos debates fundamentais e multidisciplinares”.

Francisco Ourique, curador do Foro pela Insight Comunicação, chama a atenção para a junção entre os eventos ao vivo e a revista Inteligência, publicação editada pela Insight há 25 anos. “Os debates que têm maior identidade com a revista serão transcritos, editados e publicados na Insight Inteligência”, disse Ourique, economista com passagem pelo Ipea e pela Unctad .

O editor da Insight Inteligência, Christian Lynch, exemplifica a pluralidade trazida pelo encontro entre a linha editorial da revista e o Foro Inteligência, de caráter não convencional e multidisciplinar. “No nosso Conselho se encontram nomes como Cesar Maia, Maria da Conceição Tavares, Delfim Neto, Paulo Guedes, Roberto Castello Branco, José Murilo de Carvalho, Luiz Werneck Vianna, Joaquim Falcão, Rubens Cysne, Aloisio Araújo e Jório Dauster, entre outros”.

O Foro poderá ser visto ao vivo pelo Facebook e pelo Zoom, e posteriormente, no canal da Insight Inteligência no YouTube. As melhores palestras do Foro poderão ser lidas na revista Insight Inteligência.

Serviço

www.insightinteligencia/foro

https://www.facebook.com/events/318902762524100/

Primeiro evento 

O risco de uma crise estrutural nas finanças dos estados

Dia e horário 30 de setembro, às 19h

 Palestrantes

Décio Padilha da Cruz, secretário de Fazenda de Pernambuco

Henrique Meirelles, secretário de Fazenda e Planejamento de São Paulo

Rafael Tajra Fonteles, secretário de Fazenda do Piauí

Renê Garcia, secretário de Fazenda do Paraná

Rogério Gallo, secretário de Fazenda do Mato Grosso

 Transmissão: Facebook da Revista Insight Inteligência e Zoom 

 Inscrições gratuitas: https://mailchi.mp/0c46b2fda62b/lyp6wekvlo

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado