Menu
Brasil

Relator da CPI de Brumadinho deve propor indiciamento de 14 pessoas

O senador Carlos Viana, relator da CPI, deverá também propor proibição de barragens de rejeitos e uso de água

Redação Jornal de Brasília

17/06/2019 19h49

Jane de Araújo/Agência Senado

Da Redação
[email protected]

O senador Carlos Viana (PSD-MG) deve entregar na próxima semana um relatório inicial para os senadores que integram a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Carlos é relator da CPI que investiga as causas do rompimento da barragem em Brumadinho (MG). No texto com 330 páginas, Viana vai propor o indiciamento de 14 pessoas e da própria mineradora Vale pelo crime de inundação que resultou em mortes.

“Nós temos 290 pessoas, entre elas, 26 desaparecidos e 264 corpos identificados, a maioria empregados da própria empresa. E os funcionários, todos eles tinham acesso às informações, todos eles participaram de encontros onde tiveram dados suficientes para saber que a barragem de Brumadinho estava para romper a qualquer momento, mas as providências não foram tomadas”, disse o senador em entrevista à Rádio Senado.

Carlos Viana adiantou também que proporá desde crime de omissão até homicídio culposo dos envolvidos, responsáveis pelo desastre e pelas vítimas.

“Recentemente o Tribunal Regional Federal da 1ª Região não aceitou uma denúncia de homicídio doloso no caso das mortes de Mariana e isso, naturalmente, criou um impasse jurídico. Mas a Justiça não tem entendido dessa forma, então para que a gente não perca a possibilidade de um processo criminal amplo, nós vamos trabalhar com homicídio culposo. As penas são menores, infelizmente, mas pelo menos a gente tem uma chance maior de condenação e resposta às famílias”, explicou.

Aguarde mais informações.

Com informações da Agência Senado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado