Menu
Brasil

Quem está infectado pelo coronavírus deve manter contato com seu pet? Tire dúvidas

Com a chegada do coronavírus no Brasil, as pessoas têm se preocupado com a possível relação entre o Covid-19 e animais de estimação, como cães e gatos

Redação Jornal de Brasília

16/03/2020 9h54

duke

Duke, cachorro da Aline. Foto: Aline Rocha/Jornal de Brasília

Com a chegada do novo coronavírus no Brasil, surgem dúvidas sobre a relação do Covid-19 com os animais, especialmente os de estimação, como cachorros e gatos. Uma questão pertinente, por exemplo, é: os pets contraem o vírus? Uma pessoa infectada deve evitar contato com os bichos?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está monitorando pesquisas sobre a relação entre animais e o vírus. Há registro de um cachorro com um nível fraco de infecção em Hong Kong, mas a OMS diz que, até o momento, não há evidência significativa de que pets possam se infectar ou transmitir o vírus.

Contudo, o órgão pede que as pessoas infectadas evitem contato com seus cães e gatos, por exemplo. Veja dicas:

Pets podem ficar doentes ou transmitir o vírus?

A OMS diz que, até o momento, não há evidência significativa de que animais de estimação possam ficar doentes ou transmitir a Covid-19.

Estudos continuam sendo realizados para entender como o organismo de diferentes animais podem reagir ao coronavírus. A organização monitora essas pesquisas.

Uma pessoa infectada pode manter contato com seu pet?

A orientação da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) é que pessoas que contraíram a Covid-19 evitem o contato próximo com seus animais de estimação, já que há informações ainda desconhecidas sobre o novo cornonavírus.

 

Caso não for possível, o tutor deve manter boas práticas de higiene ao cuidar do animal e usar uma máscara facial.

Quais são os cuidados de higiene recomendados?

Mesmo para humanos saudáveis, as autoridades de saúde recomendam medidas básicas de higiene ao manusear e cuidar de animais – em todas as situações, não só durante a pandemia de coronavírus.

Isso inclui lavar as mãos antes e depois de tocar nos animais, alimentos, suas fezes ou urina. Além disso, o tutor deve evitar beijar, lamber ou compartilhar alimentos com seus pets.

Quais cuidados tomar durante passeios?

A orientação de veterinários é que, para passeios com animais de estimação, locais com aglomerações, como parques lotados, por exemplo, sejam evitados. O ideal é que o contato entre tutores seja o menor possível para evitar a transmissão do vírus entre humanos.

Há casos conhecidos de Covid-19 em animais?

Há apenas um registro conhecido de um cão que testou positivo para Covid-19 após ter contato com seus donos doentes em Hong Kong.

Segundo a OIE, o teste mostrou a presença de material genético do coronavírus, mas o animal não apresentava sinais clínicos da doença.

Autoridades dizem que esse caso não é suficiente para afirmar que cachorros – ou outros animais de estimação – fiquem doentes ou tenham papel significativo na disseminação do vírus. Com informações do site Bem Estar, do portal G1

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado