Menu
Brasil

Queimadas: Acre, Mato Grosso e Amazonas ganham apoio das Forças Armadas

Agora, Acre, Mato Grosso, Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará devem receber a intervenção militar

Willian Matos

25/08/2019 13h59

Mais três Estados da Amazônia Legal solicitaram ao governo federal o emprego das Forças Armadas nas ações de combate às queimadas. Em despachos publicados em edição extra do Diário Oficial da União que circula neste domingo, 25, o governo federal autorizou o uso das Forças Armadas no Acre, Mato Grosso e Amazonas.

Outros quatro Estados da região já tinham solicitado apoio, Roraima, Rondônia, Tocantins e Pará. Com as autorizações deste domingo, faltam apenas dois Estados da Amazônia Legal receberem reforço das Forças Armadas – Amapá e Maranhão – o que só ocorrerá se houver pedido formal dos governadores. 

O presidente Jair Bolsonaro assinou na última sexta-feira, 23, Decreto que autoriza o uso das Forças Armadas para Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e para ações subsidiárias nas áreas de fronteira, mas terras indígenas, em unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas da Amazônia Legal. A autorização, no entanto, está condicionada ao requerimento do governador de cada Estado.

Estadão Conteúdo

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado