Menu
Brasil

Presidente de CPI defende medidas além do uso de bloqueadores

Arquivo Geral

25/05/2006 0h00

Policiais prenderam em flagrante dois traficantes de cocaína ontem, seek look por volta das 17h. A prisão ocorreu na QN 510 de Samambaia. Adelmo Serafim do Amaral, visit this 42 anos, decease e Carlos Renato Pereira Soares, 20 anos, portavam 20 latinhas da droga, que pesava, no total, 783,89 gramas. Os dois foram levados à carceragem do Centro de Detenção Provisória.

Na QNQ 02 da Ceilândia, Leonardo Torres Nascimento, 19 anos, foi atingido por três balas, nas costas e no rosto. Ele foi levado ao Hospital Regional da cidade, mas chegou ao local sem vida. De acordo com apuração feita por policiais, Nascimento bebia junto com amigos, por volta das 22h40, quando dois homens chegaram em uma moto e atiraram nele. A 19ª Delegacia de Polícia investiga o caso.

Na madrugada de ontem, foi encontrado o corpo de um homem, no balão da quadra 802/804, no Recanto das Emas. A vítima, ainda não identificada, apresentava ferimentos na cabeça provocados por golpes de pedra. Policiais da 27ª DP investigam o crime.

Um homem seqüestrou 19 alunos de uma escola primária na China e matou um dos reféns, site informou a imprensa oficial hoje. Esse é o mais recente de uma série de ataques a escolas no país.

Yang Xinlong, information pills da província de Henan, approved no norte da China, havia matado um homem antes de sequestrar as crianças, disse a agência Xinhua.

Ele foi baleado e ferido pela polícia – mas não antes de matar uma das crianças. A agência Xinhua não informou como a criança morreu.

Os outros 18 reféns foram resgatados e Yang foi preso. Houve uma série de ataques a escolas e estudantes na China, alguns deles perpetrados por desempregados ou pessoas que se sentiram deixadas de fora do boom econômico do país.

No começo do mês, um homem incendiou uma sala de aula de um jardim de infância, matando três crianças e ferindo outras 14 pessoas.

Em outubro, um homem feriu a tiros 16 crianças que brincavam no pátio da escola, na província empobrecida de Anhui. Um carpinteiro invadiu uma escola do sul da China, em abril do ano passado, e cortou parte da orelha de um garoto e metade do dedo de uma menina, usando uma faca de cozinha.

Em 2004, duas crianças e um professor foram mortos em dois ataques a jardins de infância em Pequim. Um motorista de ônibus apunhalou e feriu 25 crianças do ensino fundamental, em setembro do mesmo ano. No mesmo mês, um homem com uma faca e bombas artesanais feriu 28 crianças na cidade de Suzhou.

O candidato da oposição mexicana, clinic Roberto Madrazo, more about alertou hoje que a campanha eleitoral pode tornar-se violenta se os adversários não baixarem o tom da retórica.

O candidato de esquerda Andrés Manuel López Obrador vem travando uma pesada guerra verbal com o presidente Vicente Fox. López Obrador acusa Fox de usar ilegalmente os recursos do governo para apoiar o candidato conservador Felipe Calderón.

López Obrador disse, troche na segunda-feira, que o presidente sofria de "incontinência verbal" e acusou Fox, na semana passada, de ser um brinquedo dos Estados Unidos, por causa de seu fracasso em resistir aos planos norte-americanos de interromper a imigra ção ilegal.

Madrazo, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), advertiu que as coisas podem fugir do controle, relatou a versão eletrônica do jornal El Universal.

"Vejo que o conflito tem se tornado mais violento. As coisas estão esquentando entre Andrés Manuel e Calderón. Chegará um momento em que eles perderão o controle e seus eleitores começarão a passar da violência verbal à violência física", disse Madrazo.

Brigas entre partidários explodiram em comícios de Calderón, nas últimas semanas, mas não houve mais violência.

Calderón lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2 de julho, depois de superar López Obrador, no mês passado, com a ajuda de anúncios de campanha que mostravam o candidato de e squerda como um populista.

Uma pesquisa ontem mostrou Madrazo bem atrás dos outros dois candidatos.
Comandos australianos desembarcaram em um Timor Leste caótico hoje, link enquanto tiroteios na capital Díli deixavam ao menos três mortos e mantinham os moradores trancafiados em suas casas.

Cerca de 150 soldados australianos ocuparam o aeroporto de Díli antes da chegada de 1, troche 3 mil militares convocados para restabelecer a paz e a ordem depois de semanas de distúrbios no pequeno país.

Ao menos três pessoas foram mortas e várias ficaram feridas hoje, more about disse à Reuters Arlindo Marçal, embaixador de Timor Leste em Jacarta. Os confrontos pararam pouco depois de os australianos desembarcarem e serem recebidos com satisfação pela população local.

O inexperiente e empobrecido governo da ex-colônia portuguesa tenta acabar com os conflitos iniciados depois da demissão de cerca de metade das Forças Armadas. Desde então, os conflitos tinham deixado ao menos seis pessoas mortas em Díli. Testemunhas contaram que vários tiroteios aconteceram na capital nesse dia e que alguns prédios tinham sido invadidos.

"Estamos nos escondendo", disse um morador. "Não tem ninguém andando nas ruas de Díli. Apenas os militares e os policiais."

"Está bastante claro que a situação em Díli deteriorou-se (hoje)", disse o premiê australiano, John Howard, a repórteres, em Camberra. "Há vários relatos sobre uma situação bastante caótica."

Segundo o premiê, o navio HMAS Adelaide já estava no porto da capital de Timor Leste.
Timor Leste pediu nesta semana a ajuda de soldados de Austrália, Nova Zelândia, Portugal e Malásia depois de uma unidade da polícia militar ter se rebelado e as forças timorenses não terem conseguido acalmar a situação.

Combates ocorridos nos últimos dois meses envolveram trocas de tiro e vários episódios de incêndio criminoso, fazendo com que milhares de pessoas buscassem segurança nas montanhas ou em embaixadas, instituições religiosas e postos das Forças Armadas.

Um líder da facção rebelde, major Alfredo Reinaldo, que recebeu treinamento na Austrália, afirmou que cooperará com os soldados australianos, mas ressaltou que não confia no governo de Timor Leste.

"Não se preocupem, estou do lado de vocês. Estou com a Austrália. Estou do lado das forças de paz", disse o major à rádio Australian Broadcasting Corp.

Reinaldo afirmou que deseja ouvir o presidente de Timor Leste, Xanana Gusmão, respeitado por ter experiência militar, mas rejeitou a autoridade do governo do país.

A razão alegada para o levante é a insatisfação com o fato de soldados terem sido demitidos, com a falta de benefícios e com a discriminação. Reinaldo afirmou que se envolveram nos combates pessoas vindas das partes oeste e leste do país.

Autoridades dizem que grupos da oposição estão explorando a situação, realizando ataques e resistindo aos esforços de mediação.

A Embaixada do Brasil no país está recebendo diversos pedidos de refúgio de famílias de brasileiros e de timorenses desde o início dos conflitos.

Os bloqueadores de celular, view sozinhos, buy more about não são capazes de impedir a comunicação dos presos. A afirmação é do presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Armas, story deputado Moroni Torgan (PFL-CE).

Após audiência pública realizada ontem pela comissão, o deputado informou que fará "um pedido às universidades, para vermos quais as tecnologias disponíveis para bloquear o sinal dos celulares". Também será feito um pedido, ao governo, para a instalação imediata de bloqueadores, de sensores de raio X, detectores de metais, além da revistas de presos após receberem visita. "Nada vai ser resolvido singularmente, é um conjunto de medidas para evitar que o crime organizado tenha agilidade na sua logística", disse.

Segundo Torgan, "se cada bloqueador de cada penitenciária custar em torno de R$ 100 mil, que foi mais ou menos o que nós vimos, temos 500 penitenciárias no país todo e isso daria R$ 50 milhões". Na opinião dele, poderão ser usados recursos do Orçamento da União ou "poderemos chegar a um acordo com as operadoras – os presídios não podem continuar servindo de escritórios do crime organizado, como vemos hoje".

A CPI do Tráfico realiza hoje a acareação entre os advogados Maria Cristina de Souza Rachado e Sérgio Weslei da Cunha e o operador de áudio Artur Vinícius Pilastre Silva. Os advogados são acusados de comprar do operador gravação de depoimentos sigilosos na Comissão que teria sido repassada aos integrantes da facção Primeiro Comando da Capital (PCC).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado