Menu
Brasil

Polícia Federal cumpre mandados no DF em operação que investiga fraudes a prefeituras

Grupo criminoso, formado por hackers e funcionários de empresas de telefonia, mirava servidores de alto escalão das prefeituras e extraía valores das contas deles

Willian Matos

16/12/2020 8h51

A Polícia Federal investiga fraudes cometidas contra servidores de prefeituras de vários municípios do país. Nesta quarta-feira (16), são cumpridos mandados no Distrito Federal.

Além do DF, agentes vão às ruas dos estados de Goiás, Pará, São Paulo, Maranhão e Bahia. 70 policiais federais cumprem, ao todo, 28 mandados judiciais, sendo 11 de prisão e 17 de busca e apreensão.

Segundo as investigações, o grupo responsável pelas fraudes mirava servidores do primeiro escalação de prefeituras municipais, extraía valores das contas deles e transferia para outras contas. O bando também pagava boletos e convertia o dinheiro em criptomoedas, difundindo rapidamente os valores.  A organização criminosa é integrada por hackers e funcionários de operadoras de telefonia, dentre outros.

As investigações tiveram início após a Caixa Econômica Federal formalizar denúncia. Em poucas horas, uma agência de Pontes e Lacerda-MT registrou transações fraudulentas que somavam mais de R$ 2 milhões. A subtração indevida, consequentemente, gerava prejuízo à Prefeitura.

A operação foi batizada de Dois Fatores e tem por objetivo não só prender suspeitos, mas dar prosseguimento às apurações para que novos infratores sejam descobertos. Os responsáveis, se condenados, poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático mediante fraude e furto qualificado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado