Menu
Brasil

Polícia de SP diz que adolescente é dono de um dos perfis do Homem Pateta

O adolescente, que não teve nome e idade divulgados, confessou que enviava mensagens do perfil e disse que se tratava “apenas de uma brincadeira”

Redação Jornal de Brasília

14/07/2020 16h29

A Polícia Civil de São Paulo realizou, na última sexta-feira (10), uma operação para cumprir mandado de busca e apreensão na casa de um adolescente de Sorocaba, interior do estado, que seria o criador de um perfil do chamado “Homem Pateta”, que propõe desafios para crianças relacionados à automutilação e ao suicídio. 

A informação da operação foi divulgada ontem pelas autoridades. Como os outros perfis que utilizam a imagem macabra de um homem vestido do personagem da Disney, a conta usava o nome fictício de “Jonathan Galindo”.

Desde junho ao menos três estados registraram casos relacionados ao “Homem Pateta”. As polícias de Santa Catarina e Mato Grosso do Sul, além de São Paulo, estão cientes e emitindo alertas sobre o caso, que envolve perfis que propõem os desafios para crianças. 

O adolescente, que não teve nome e idade divulgados, confessou que enviava mensagens do perfil e disse que se tratava “apenas de uma brincadeira”. A polícia apreendeu seu celular e uma perícia será realizada no aparelho. O inquérito corre na Delegacia Seccional de Sorocaba.

A investigação será enviada à Vara da Infância e Juventude e o adolescente poderá responder por atos infracionais (menores de 18 anos são inimputáveis no país) como ameaça e instigação ao suicídio. “A investigação realizada demonstra que não existe anonimato na internet e reforça que a Polícia Civil é o filtro permanente da justiça e da legalidade”, diz a polícia em nota.

As informações são da Folhapress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado