Menu
Brasil

PF prende chefe de facção foragido há 21 anos que planejava fuga de Marcola de presídio em Brasília

A descoberta desse plano culminou com a decretação de GLO – Garantia da Lei e da Ordem, no perímetro da Penitenciária Federal de Brasília, em fevereiro

Redação Jornal de Brasília

13/04/2020 16h00

Nesta segunda-feira (13) a Polícia Federal prendeu, em Moçambique, Gilberto Aparecido dos Santos, o “Fuminho”, apontado como um dos chefes da facção que domina o crime organizado em São Paulo. Ele estava foragido desde a fuga de uma penitenciária de São Paulo em 1999. 

Fuminho é considerado o principal aliado de Marcola, que comanda a mesma facção e está preso na Penitenciária Federal de Brasília. De acordo com a PF,  informações trocadas por órgãos policiais apontavam que “Fuminho” supostamente financiaria um plano de resgate do líder de sua facção criminosa, atualmente recolhido ao Sistema Penitenciário Federal. A descoberta desse plano culminou com a decretação de GLO – Garantia da Lei e da Ordem, no perímetro da Penitenciária Federal de Brasília, em fevereiro de 2020.

A Polícia Federal investe fortemente no combate ao crime violento, capitaneado principalmente pelas facções criminosas. Nesse sentido, mesmo diante da crise mundial de saúde pública que assola o planeta, os policiais federais continuam a cumprir seu dever constitucional de proteger a sociedade, pautados pelas diretrizes de prisão de líderes, cooperação internacional e descapitalização do crime organizado.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado