Menu
Brasil

PF investiga empresa suspeita de movimentar R$ 40 mi por dia

Suspeitos prometiam 100% do lucro investido em até seis meses, em esquema de “pirâmide financeira”. Mandados são cumpridos em quatro estados e no DF

Willian Matos

17/10/2019 9h49

PF

Foto: Reprodução

Da redação
[email protected]

Uma instituição financeira sediada em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, estaria movimentando R$ 40 milhões por dia de forma ilegal. A Polícia Federal investiga e cumpre, na manhã desta quinta-feira (17), 65 mandados de busca e apreensão e 10 de prisão.

Os mandados são cumpridos em Porto Alegre-RS, Canoas-RS, São Leopoldo-RS, Caxias do Sul-RS, Curitiba-PR, Bragança Paulista-SP, Palmas-TO e no Distrito Federal. Além das apreensões e prisões, também estão sendo executadas medidas cautelares para sequestro de bens e bloqueio de valores em contas correntes.

A empresa na mira da PF é a Unick, que fica localizada em São Leopoldo e atua no mercado de moedas virtuais, sem autorização das autoridades competentes, com a captação ilegal de recursos de cerca de um milhão de clientes.

Como agiam

Segundo inquérito instaurado em janeiro deste ano, os clientes da empresa eram atraídos pela promessa de ter 100% de retorno sobre o valor investido em seis meses. A captação de recursos estava estruturada em formato de “pirâmide financeira”, em que os novos investidores subsidiam a remuneração daqueles que já aplicaram recursos há mais tempo.

Cerca de 200 agentes da PF atuam na operação, denominada de Lamanai. A Receita Federal apoia a ação.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado