Menu
Brasil

PF cumpre mandados de busca e apreensão no Hospital Geral e na Secretaria de Saúde de Alagoas

Agentes federais entraram na unidade hospitalar levando malotes que provavelmente serão usados para recolher documentos que ajudem nas investigações 

Redação Jornal de Brasília

11/12/2019 8h59

Nesta quarta-feira (11), policiais federais e a Controladoria Geral da União (CGU) cumprem mandados de busca e apreensão no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió-AL. A sede da Secretaria de Saúde Estadual (Sesau), também é alvo da operação.

A Operação Florense “Dama da Lâmpada” investiga fraudes, desvios de recursos e corrupção de servidores públicos na prestação de serviços de Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPME), ocorridos no Estado. 

32 mandados de busca e apreensão, nove mandados de prisão preventiva e sete mandados de prisão temporária estão sendo cumpridos nas cidades de Maceió e Arapiraca. 

Segundo informações da PF-AL, as investigações tiveram início em maio deste ano e apontaram que valores destinados à determinada entidade sem fins lucrativos, ultrapassam os R$ 30 milhões nos últimos três anos. 

Assim, foi constatada a monopolização dos serviços, celebração de Termo de Colaboração injustificadamente direcionada para entidade comandada por servidor público estadual, pagamentos sem comprovação dos correspondentes serviços prestados, confusão patrimonial entre a entidade sem fins lucrativos e seus dirigentes, transferências injustificadas de recursos financeiros a servidores responsáveis pela avaliação e monitoramento dos serviços prestados constantes do Termo de Colaboração.

De acordo com a CGU, os valores repassados à entidade investigada correspondem a mais de ? do montante de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), aplicados no Estado de Alagoas, no exercício de 2018 em procedimentos de OPME – Órteses, próteses e materiais especiais.

A Operação conta com a participação de 6 servidores da CGU, além de 100 policiais federais de seis Estados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado