Siga o Jornal de Brasília

Brasil

PF cumpre mandados de busca e apreensão no Hospital Geral e na Secretaria de Saúde de Alagoas

Agentes federais entraram na unidade hospitalar levando malotes que provavelmente serão usados para recolher documentos que ajudem nas investigações 

Letícia Perdigão

Publicado

em

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (11), policiais federais e a Controladoria Geral da União (CGU) cumprem mandados de busca e apreensão no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió-AL. A sede da Secretaria de Saúde Estadual (Sesau), também é alvo da operação.

A Operação Florense “Dama da Lâmpada” investiga fraudes, desvios de recursos e corrupção de servidores públicos na prestação de serviços de Órtese, Prótese e Materiais Especiais (OPME), ocorridos no Estado. 

32 mandados de busca e apreensão, nove mandados de prisão preventiva e sete mandados de prisão temporária estão sendo cumpridos nas cidades de Maceió e Arapiraca. 

Segundo informações da PF-AL, as investigações tiveram início em maio deste ano e apontaram que valores destinados à determinada entidade sem fins lucrativos, ultrapassam os R$ 30 milhões nos últimos três anos. 

Assim, foi constatada a monopolização dos serviços, celebração de Termo de Colaboração injustificadamente direcionada para entidade comandada por servidor público estadual, pagamentos sem comprovação dos correspondentes serviços prestados, confusão patrimonial entre a entidade sem fins lucrativos e seus dirigentes, transferências injustificadas de recursos financeiros a servidores responsáveis pela avaliação e monitoramento dos serviços prestados constantes do Termo de Colaboração.

De acordo com a CGU, os valores repassados à entidade investigada correspondem a mais de ⅓ do montante de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), aplicados no Estado de Alagoas, no exercício de 2018 em procedimentos de OPME – Órteses, próteses e materiais especiais.

A Operação conta com a participação de 6 servidores da CGU, além de 100 policiais federais de seis Estados.


Leia também
Publicidade
Publicidade
Publicidade