Menu
Brasil

Pesquisadores criam robô para ajudar no combate à covid-19

Robô transportaria diversos materiais e evitaria contato direto entre profissionais de saúde e pacientes contaminados pela Covid-19

Redação Jornal de Brasília

02/04/2020 11h08

Para dar suporte na distribuição de remédios e alimentos aos pacientes doentes em hospitais, seis pesquisadores criaram um robô autônomo.

A doutoranda Daniela Ridel conta que conheceu os pesquisadores no Laboratório de Robótica Móvel do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, onde atua. Ela relata que o projeto começou com uma parceria entre ela e outros dois doutorandos, Luis Rosero e Tiago dos Santos e posteriormente Patrick Shinzato, que fez mestrado, doutorado e pós-doutorado no ICMC.

Shinzato conta que o trabalho inicial pretendia desenvolver um robô de serviços para entregas, que deveria ficar pronto nos próximos meses. Entretanto, devido ao avanço da pandemia de coronavírus, os cientistas optaram por mudar o projeto e criar o protótipo para ajudar os profissionais da saúde. O robô possibilitaria que diferentes materiais fossem transportados sem a necessidade dos profissionais de saúde entrarem em contato direto com os pacientes contaminados pela Covid-19.

O próximo desafio do grupo é atender a demanda e possibilitar que o material chega nas mãos dos profissionais de saúde. Para Daniela, os cientistas precisam de um parceiro que conseguisse colocar os pesquisadores em contato com hospitais e investir na montagem de mais robôs. Ela conta que a equipe precisa de pessoas com outras habilidades e que possam apresentar o projeto para investidores e a quem mais possa nos ajudar. custo unitário da primeira versão do robô foi de cerca de R$ 17 mil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado