Menu
Brasil

Nomes ligados a Helder Barbalho são presos por desvios na Saúde

Em endereço de um homem que seria o elo entre o governador do Pará e empresários, foram encontradas cédulas de dólares e euros

Redação Jornal de Brasília

29/09/2020 8h39

Foto: Agência Brasil

A operação que investiga supostos desvios de recursos da Saúde do governo do Pará terminou por prender pessoas ligadas ao governador Helder Barbalho (MDB-PA). A ação é realizada em conjunto por Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Polícia Civil de São Paulo.

Um dos alvos da operação SOS é o operador financeiro Nicolas Andre Tsontakis Morais. O suspeito é apontado como o elo entre empresários e o governador Helder Barbalho.

Nas buscas no endereço do operador, foram encontradas cédulas de dólar e euro. Ele não foi preso.

A PF aponta que Tsontakis atuava evitando exposição do núcleo político e auxiliando nas operações financeiras, como lavagem de dinheiro e recebimento de vantagem indevida por parte de agentes públicos e políticos.

Ao todo, os agentes cumprem 12 mandados de prisão temporária e 41 mandados de busca e apreensão no Pará, expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ainda há mais ordens judiciais a serem cumpridas em Goiânia-GO, Araçatuba-SP, Birigui-SP, Penápolis-SP e outras cidades paulistas.

Os investigados, que não tiveram a identidade revelada, são suspeitos de fraude em licitações, falsidade ideológica, peculato, corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado