Menu
Brasil

Morre Roger Avanzi, o Palhaço Picolino, aos 96 anos

Arquivo Geral

11/12/2018 14h30

Dani Oliveira/Divulgação

Roger Avanzi, o Palhaço Picolino, morreu na noite dessa segunda (10). Ele tinha 96 anos e sofreu uma falência múltipla dos órgãos. Um dos maiores nomes da arte circense brasileira, nasceu em São José do Rio Preto, no interior Paulista, e cresceu sob a lona do Circo Nerino, fundado por seu pai, Nerino Avanzi.

A morte do artista ocorreu, coincidentemente, no Dia do Palhaço.

No picadeiro, fez de tudo: foi acrobata, equilibrista, jóquei, músico, cantor e ator. Depois, transformou-se no segundo Palhaço Picolino, substituindo seu pai, que deu vida ao primeiro.

Depois do fim do Circo Nerino, em 1964, Avanzi dedicou-se ao Circo Garcia, com o qual percorreu o Brasil até os anos 1970. No fim dessa década, passou a ensinar a arte circense na Academia Piolin, em São Paulo. Ainda foi professor do projeto Enturmando e da Escola Picadeiro, além de ter inspirado a criação da Escola Picolino de Artes do Circo, em Salvador.

Foi mentor de nomes de renome hoje, como o LaMínima, grupo fundado há 20 anos por Fernando Sampaio e Domingos Montagner.

O velório de Avanzi acontece até as 15h desta terça (11), no Olido. O enterro será no fim da tarde, no Cemitério São Paulo.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado