Menu
Brasil

Moradores de Teresina (PI) protestam nas ruas contra falta de energia elétrica

Na tarde deste sábado (2), moradores da região norte da cidade protestaram em duas avenidas por causa do problema

Redação Jornal de Brasília

03/01/2021 10h50

Cristina Camargo
São Paulo, SP

Moradores de ao menos dez bairros de Teresina (PI) estão sem energia elétrica desde o dia 31 de dezembro, quando um temporal derrubou árvores e causou danos à rede elétrica da cidade.

Na tarde deste sábado (2), moradores da região norte da cidade protestaram em duas avenidas por causa do problema. Eles queimaram pneus e interditaram as pistas gritando “queremos energia”.

A Equatorial Piauí, empresa responsável pela distribuição energética no estado, informou que ventos fortes causaram estragos na rede em algumas regiões da capital, provocando o problema.

“Nossas equipes estão trabalhando de forma incansável para solucionar os problemas ainda existentes”, disse a empresa, por meio de nota. A previsão é que o fornecimento seja retomado até o início da tarde deste domingo (3).

Em entrevistas à TV Clube, famílias afetadas pelo apagão relataram improvisos para contornar a situação. No dia 31, pouco antes da virada do ano, a dona de casa Arlene Coelho precisou pedir ajuda a familiares. Em tratamento por causa de um câncer, o marido dela depende de equipamentos elétricos. Arlene o levou até a casa do filho, que não foi afetada pela interrupção elétrica.

A emissora de TV mostrou também moradores que optaram por dormir na varanda de casa para driblar o calor, pois não conseguem ligar os ventiladores. Além disso, comerciantes já começam a sentir o prejuízo provocado pela falta de energia elétrica.

No Amapá, a explosão de um dos transformadores da subestação de Macapá, operada pela LMTE (Linhas de Macapá Transmissão de Energia), deixou 14 das 16 cidades do estado no escuro na noite de 3 de novembro do ano passado. O acidente danificou outro transformador que estava em operação.

A população sofreu durante mais de 20 dias com interrupções no fornecimento de eletricidade.

A crise energética provocou o adiamento da eleição municipal em Macapá, o único município do país a ter o pleito remarcado.
Relatório do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostra falhas antes, durante e depois do apagão no Amapá.

As informações são da FolhaPress

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado