Menu
Brasil

Ministério da Justiça e Segurança Pública coordena ação de segurança para realização do Enem

São 5.687.271 inscrições para o impresso e 96.086 para o digital, novidade desta edição

Redação Jornal de Brasília

21/10/2020 16h42

Brasília, 21/10/2020 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Coordenação-Geral de Planejamento Operacional da Secretaria de Operações Integradas (Seopi/MJSP), promoveu, nesta terça-feira (20), o Encontro Técnico Enem 2020. A Seopi/MJSP reuniu representantes das forças de segurança de 26 estados e do Distrito Federal, integrantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos Correios, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal para apresentar e debater estratégias da Operação Enem 2020.

Além de coordenar ações de segurança pública durante a realização do Enem 2020, o Ministério é responsável por integrar as forças de segurança pública e os órgãos incumbidos pela realização, logística, transporte e segurança das provas. Durante o encontro, a Seopi/MJSP apresentou o plano estratégico de atuação integrada durante o processo de operação e execução do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem).

O trabalho integrado coordenado pela Secretaria de Operações Integradas do MJSP envolve as seguintes instituições de segurança pública: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além de Guardas Municipais. Cada órgão vai atuar dentro da sua atribuição e trabalhar integralmente para proteção e segurança das áreas de interesse operacional.

Nos dias de realização das provas, os representantes dos estados e do Distrito Federal vão acompanhar, em tempo real, possíveis ocorrências, desde o policiamento dos locais do certame, o transporte e guarda das provas, a investigação de possíveis fraudes até o patrulhamento das vias de acesso aos locais de realização das provas. Toda a ação será acompanhada diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN).

A Seopi/MJSP é responsável por elaborar o Plano Estratégico de Segurança do Enem 2020. O alinhamento das ações seguirá a Doutrina Nacional de Atuação Integrada de Segurança Pública (DNAISP), criada, por meio de portaria nº 18, de 20 de janeiro de 2020, com a participação de agentes de segurança pública de todo o País.

Enem 2020

O certame deste ano será feito nos meses de janeiro e fevereiro de 2021 devido à pandemia do novo coronavírus. A aplicação da prova impressa será nos dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital ocorrerá em 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já nos dias 24 e 25 de fevereiro, serão realizadas para pessoas privadas de liberdade. A prova será aplicada em 1.729 municípios – dois a mais que no ano passado.

O Inep confirmou 5.783.357 inscritos para o Enem 2020 após o encerramento das etapas de inscrição e de pagamento da taxa pelos participantes não isentos. São 5.687.271 inscrições para o impresso e 96.086 para o digital, novidade desta edição. O total de inscritos confirmados representa um aumento de 13,5% em relação ao quantitativo do ano passado.

As informações são do Ministério da Justiça e segurança Pública

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado