Menu
Brasil

Metrô aciona polícia contra jovem que recuou de versão sobre estupro

Arquivo Geral

28/08/2018 16h44

Metrô paulista vai acionar a polícia contra a estudante de 18 anos que alegou ter sido estuprada na estação Sacomã (linha 3-verde) de São Paulo, e depois recuou da própria versão apresentada. Segundo informações da Folha de S.Paulo, o Metrô decidiu acusar a jovem de falsa comunicação de crime.

De acordo com o Código Penal, quem comete esse tipo de delito pode ficar preso entre seis meses e um ano. A pena também pode ser convertida em multa a ser definida pela Justiça.

A adolescente relatou inicialmente que havia sido atacada na noite da última quarta-feira (22), dentro da estação da linha 3-verde, quando seguiria para a faculdade. No entanto, na segunda (27), ela não confirmou mais a ocorrência do crime, de acordo com a polícia, que não deu detalhes do depoimento, mas disse que as investigações continuam.

Segundo a primeira versão dela, um homem desconhecido a ameaçou com uma arma de fogo e a levou para “um canto”. A mãe dela, uma analista de sistemas de 46 anos, disse também que, depois do crime, a jovem foi acompanhada por esse homem até a estação São Joaquim do metrô, já na linha 1-azul.

Câmeras de segurança

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou na segunda que as imagens das câmeras de segurança da estação não ajudaram os investigadores. Segundo a pasta, a “análise das imagens mostra que, até o momento, não foi possível confirmar o crime dentro da estação”.

O secretário da Segurança do governo Márcio França (PSB) disse que a polícia continua investigando esse caso com toda a atenção possível, mas que esse relato da vítima não foi confirmado. “Até agora não se conseguiu confirmar a existência do crime [de estupro]. O metrô é uma área totalmente filmada. Não se conseguiu mostrar a existência do crime”, disse Mágino.

Relatos de vítimas

O caso surgiu em meio a relatos de outras vítimas que denunciaram nas redes sociais ataques que sofreram nas imediações de estações de metrô na capital. Apesar dos relatos, só um dos casos chegou até a polícia, o que aconteceu na Estação Sacomã.

Outros que teriam acontecido nas estações Ana Rosa, Vila Mariana e São Joaquim não tiveram boletins registrados na delegacia.

A pasta divulgou na segunda-feira, 27, dados de criminalidade no estado em julho, mostrando que os casos de estupro caíram pela primeira vez desde outubro do ano passado. Foram nove altas mensais consecutivas.

Apesar da queda mensal, no acumulado do ano o crime ainda representa alta em relação ao mesmo período do ano passado.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado