Menu
Brasil

MEC anula questão da prova de Matemática e suas Tecnologias do Enem 2018

Arquivo Geral

12/11/2018 21h26

Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) anunciou que vai anular a questão de da prova de Matemática e suas Tecnologias aplicada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Segundo o comunicado, divulgado nesta sexta-feira (12), a questão já havia aparecido no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Ministério afirmou que instaurou sindicância para apurar responsabilidades.

A questão foi elaborada em 2012 para o Inep, por um professor que, à época, estava vinculado à UFPR. No entanto, posteriormente, em 2013, foi utilizada no vestibular da própria Universidade, para ingresso em 2014, o que não deveria ter ocorrido. Ao MEC, o Reitor da UFPR, Ricardo Fonseca, colocou a Instituição à disposição para colaborar com a apuração. A Universidade havia celebrado um Acordo de Cooperação Técnica com o Inep para integrar o processo de elaboração e revisão de itens do Banco Nacional de Itens (BNI).

O item da prova foi formulado por um professor que compõe o Banco de Elaboradores de Itens do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, em decorrência do descumprimento dos requisitos de ineditismo e sigilo, a questão está anulada.

Segue a lista com o número da questão anulada em cada caderno de prova do Enem 2018:

Caderno Amarelo – 150;
Caderno Cinza – 170;
Caderno Azul – 163;
Caderno Rosa – 180;
Caderno Laranja – 150;
Caderno Verde – 150.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado