Menu
Brasil

Mandetta afirma que enviará aviões à China para buscar equipamentos se for preciso

“Vamos mandar aviões, vamos fazer a nossa logística, para que possa ter um mínimo de equilíbrio no sistema” afirmou o ministro

Redação Jornal de Brasília

02/04/2020 13h58

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que, se for preciso, o Brasil vai enviar aviões para a China para buscar equipamentos para o combate ao coronavírus. A declaração foi dada nesta quinta-feira (2), em entrevista coletiva em Brasília.

Ao lado do procurador Augusto Aras, Mandetta afirmou que o Brasil tem assinado contratos de compras de equipamentos com empresas chinesas. No entanto, os chineses podem atrasar a entrega por conta da demanda de todo o mundo. Por isso, de acordo com o ministro, o Brasil vai se organizar para buscar os equipamentos, se for necessário.

“Se falarem que o equipamento está lá na China, vamos fazer a logística internacional. Vamos mandar aviões, vamos fazer a nossa logística, com voo de companhia brasileira, com voo de FAB [Força Aérea Brasileira], para que possa ter um mínimo de equilíbrio no sistema”, afirmou o ministro.

Mandetta afirmou que nesta quarta (1º), por exemplo, o governo brasileiro fechou a compra de R$ 1,2 bilhão em respiradores com a China. Isso não significa, segundo ele, que há garantia de que os aparelhos serão prontamente entregues.

Segundo o ministro, todos os estados do Brasil, no momento, têm um “bom grau” de abastecimento do material necessário para o combate ao coronavírus.

“Todos os nossos estados estão abastecidos com um bom grau de abastecimento. Teve estado nesse final de semana pedindo pra parar de entregar porque não tem nem almoxarifado pro tanto de material que estamos mandando”, disse.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado