Menu
Brasil

Mais um ano sem Ayrton Senna

Arquivo Geral

01/05/2006 0h00

Hoje completou doze anos que o Brasil e o mundo perderam um dos maiores pilotos de Fórmula 1 de todos os tempos: Ayrton Senna da Silva. O acidente que tirou a vida de Senna aconteceu na curva de Tamburello, no Grande Prêmio de San Marino, em 94, quando o piloto liderava à frente de Michael Schumacher, na 6ª volta.

No mesmo final de semana, a Fórmula 1 também assistiu à morte do austríaco Roland Ratzenberger, o que havia levado Senna a pedir uma bandeira austríaca para correr no final de semana e levantar, caso comemorasse a vitória em uma corrida que nunca terminou, marcada também pelos acidentes de Rubens Barrichello e do português Pedro Lamy.

Foi a última morte registrada na Fórmula 1, que tem dedicado grande parte de seus esforços à segurança desde então. Antes das mortes de 94, a F-1 não perdia pilotos desde 86, quando o italiano Elio de Angelis se acidentou em treinos particulares à bordo de uma Brabham. Curiosamente, De Angelis e Senna haviam sido companheiros de equipe na Lotus, em 85.

Recentemente, Ayrton Senna virou assunto acadêmico, sendo tema de uma tese de mestrado. A dissertação "Ayrton Senna e o Jornalismo Esportivo" foi apresentada na última semana na ECA-USP pelo jornalista Rodrigo França, sob orientação do professor Luiz Fernando Santoro.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado